Além de trabalhar em escolas, ela também faz viagens e acampamentos com familiares, amigos e os próprios alunos Aos 38 anos, Rosana Rabelo de Oliveira Alves além de dar aula nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba, também faz viagens, turismo e acampamento com pessoas conhecidas, como familiares, amigos, alunos e escoteiros em algumas cidades da região ou fora.
![]() |
| Rosana Rabelo e o filho, Breno Rabelo em Caldas Novas, estado de Goiás Reprodução Facebook |
Formada em pedagogia pela Unitau - Universidade de Taubaté, Rosana leciona aulas para a turma do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental e quando não está na escola, a professora faz viagens e excursões, entre elas, a visita ao Museu do Ipiranga e a Estação Ciência,em São Paulo, junto com os estudantes e outros professores, acampamento com o Grupo Escoteiro Amizade, entre outras.
Nos passeios escolares, o filho Breno Rabelo Máximo Vieira e a mãe Inês Rabelo da Silva Alves também a acompanharam nas excursões para a Capital Paulista, e também no Hotel Fazenda Sete Lagos, em Guaratinguetá, juntamente com outras professoras e os alunos da Remefi. ”O passeio para a Estação Ciência, em São Paulo foi interessante, porque os alunos,as professoras e o meu filho aprendemos muito sobre a ciência”, afirma Rosana. Em Piquete, a professora escalou montanhas de pedra e tirou fotos ao lado de amigos. ”Eu e alguns amigos meus escalamos um montanha de pedra em Piquete, foi um bom passeio, mas eu fiquei muito cansada”, conta a educadora.
Rosana, juntamente com seu filho, também faz passeios de canoa e trilhas com os escoteiros, mas quando o dia está chuvoso, não faz excursões devido ao clima. ”O passeio de canoa e trilhas com os escoteiros é muito interessante, é bom, mas nos dias de chuva, fica muito difícil”, disse a professora. No passeio para Guará, a educadora disse que caiu do cavalo,durante o passeio com o animal, ”No Hotel Sete Lagos, em Guará, eu não consegui ficar muito tempo montada no cavalo, por isso, eu caí e o meu filho também”. Em Sampa, Rosana foi passear no Museu, junto com os alunos da escola e afirma que no primeiro passeio para SP, não tiveram tempo de ir ao local e só foram na Estação Ciência, mas no segundo passeio, foram visitar o Museu Paulista e depois da visita, fizeram um lanche.
Para os alunos e professores da Rede Municipal, escoteiros e familiares, os passeios com a professora Rosana é interessante, bonito, educativo e atraente. Todos os ex-alunos e os outros professores e funcionários das escolas de Pinda lembram dos passeios a São Paulo, no Museu e na Estação Ciência, em Guará, no Hotel Fazenda Sete Lagos, na Pinacoteca ao ar livre, entre outros, pois além de educar, também entreteram a turma. “A participação da professora Rosana nos passeios com a turma da Remefi foi e ainda hoje, é muito importante para a educação, a aprendizagem e ao entretenimento dos alunos e professores”, contam as amigas da educadora.
O marido Murilo Carvalho também a acompanha em algumas viagens, uma delas,em Campos do Jordão, ”A viagem para Campos, junto com a minha esposa e o meu enteado foi muito boa e nós descansamos e passeamos muito”, afirma Carvalho. Como escoteira, também ganhou um diploma de Bons Serviços, ”O diploma de Bons Serviços foi muito bom e interessante”, diz Rosana.
Na cidade de Caconde, estado de São Paulo, a educadora também fez um passeio turístico com um amigo e com os demais escoteiros, ”O passeio para Caconde foi muito bom,fizemos trilhas e acampamentos”, relata a professora. Em Caçapava, foi realizada uma homenagem ao Dia do Escoteiro. No evento,uma amiga recebeu o diploma de Honra ao Mérito.
Em 2007, Rosana e os alunos da Rede Municipal de Pinda fariam uma viagem à Igaratá, porém, devido aos eventos da escola, o passeio foi cancelado. ”Eu faria um passeio para Igaratá com a turma da Remefi, mas,devido às festas da escola, a viagem foi cancelada e seguimos com as festividades”, conta a educadora.
![]() |
| Rosana e o filho Breno em um passeio de bicicleta Reprodução Facebook |
A professora, junto com o seu filho também fizeram um passeio de bicicleta e segundo Rosana, o passeio foi muito bom e sempre tem todo ano em alguns locais conhecidos pelos amigos e familiares. Quando tem corrida de rua em uma outra cidade, a educadora também participa do evento. ”A corrida de rua é muito importante,porque ajuda a exercitar o corpo para fazer algumas viagens”, explica Rosana.
Breno Rabelo afirma que os passeios juntos com a mãe são muito importantes para a saúde, a educação e a convivência em família. O filho também relata que a acompanhou nos passeios escolares a São Paulo, no Museu do Ipiranga e na Estação Ciência e a Guará, no Hotel Fazenda Sete Lagos.
Débora Tereza Chinaqui conta que Rosana é uma boa professora e também fez e ainda faz muitos passeios, ”As viagens com a ‘Tia’ Rosana foram boas,porque além de entreter,também educava e ainda hoje educa todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, afirma Débora. As merendeiras e faxineiras das escolas de Pinda também avaliaram as excursões da educadora, ”Rosana faz bons passeios,porque são gostosos”, contam as agentes de cozinha e de limpeza.
A família, os amigos e os alunos da professora Rosana Rabelo esperam que a educadora faça mais passeios, excursões e acampamentos, porque são coisas boas, ajudam a relaxar, descansar, divertir, educar e aliviar o estresse, a depressão e a rotina do dia a dia.

