Graduada em pedagogia e educação física no século mais tecnológico da história, Vasthi Barros Cará, de 36 anos, aceitou mudar a trajetória de sua carreira no início de 2016. A professora de educação física, que é natural de São José dos Campos e se formou na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), foi convidada para atuar no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI).
Por Thaís Leite
No local, ela contribui com a elaboração de aulas em ferramentas tecnológicas, como tablets e lousas interativas, objetos que fazem parte da realidade educacional da Prefeitura de São José dos Campos. Mãe de um aluno da rede municipal e de uma menina que seguirá o mesmo caminho, Vasthi, decidiu seguir a carreira pelo exemplo de sua mãe, e na sua casa sempre foi a mais antenada à tecnologia. Agora, no LEDI, ela pôde conhecer a realidade de todas as escolas do município e enfrenta o que denomina como fase mais marcante de sua carreira. Em entrevista, a professora discute a importância da implementação da tecnologia nas escolas do país.
Qual foi seu maior desafio em trabalhar no LEDI?
Fazer a conexão entre o que já sabemos da nossa área com a tecnologia. Com a educação física isso é mais difícil ainda porque é muito prática, então é preciso que a aula seja muito interessante para o aluno querer fazer, porque quando chega na educação física eles querem ir para a quadra.
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| Os alunos de ensino fundamental aliam o conhecimento das novas tecnologias com o conteúdo apresentado em sala de aula (Divulgação) |
Como boas. Há poucos anos atrás era muito diferente de hoje, em que os alunos levam o celular para a escola, então o professor precisa se atualizar. Na Prefeitura temos essa estrutura hoje, mas outras escolas que não possuem a tecnologia também precisam correr atrás. O aluno hoje em dia tem o tempo de concentração muito curto, porque ele recebe muita informação diariamente, então se o professor não inovar nunca vai conseguir chamar a atenção deles.
O que sua profissão lhe acrescentou como pessoa?
Na escola eu consigo contribuir para a vida de um aluno muito carente, o professor passa a ser mãe, pai, amigo, psicólogo, médico, tudo. Eles têm o professor como referência, e isso mudou muito minha forma de interpretar situações de vida.
Quais são os riscos da falta de formação no uso tecnológico para a educação?
Uma turma em que o professor não use tecnologia está sendo prejudicada. A aula se torna mais interessante, o professor pode trabalhar com imagens, vídeos e suportes que enriquecem o ensino.
É uma tarefa difícil, temos que fazer combinados com eles. O tablet tem muitos aplicativos e bloqueá-los não é eficaz, porque os próprios alunos conseguem desbloquear, porque eles sabem muito dessa área. Então o ideal é combinar: Primeiro a aula, depois o professor pode até dar um tempinho para o entretenimento.
De que forma acredita que a redução da escrita manual não comprometerá a aprendizagem dos estudantes?
Os pais ficam muito preocupados quanto a isso, mas o tablet chegou para ser uma ferramenta a mais, que não precisa ser usado todos os dias e que veio para complementar as aulas do professor. Não vai haver esse comprometimento porque o caderno não será trocado pelo tablet.
Como os professores reagem diante dessa renovação de ensino?
Temos desde o professor que adora, até aquele que fala que nunca vai usar. Aí temos que ir pela conquista, mostrando o quanto o uso é útil através de formações. Temos tido sucesso, porque eles vão entendendo que faz a diferença e ajuda até em suas vidas pessoais. Existem professores que têm medo também, por não saberem como usar, e com o LEDI conseguimos prestar assessoria para eles, planejar aulas e acompanhá-los na implementação.
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| Equipamentos modernos como lousas interativas e tablets são realidade dentro das novas formas de aprendizagem (Divulgação) |
Conseguir colocar os aplicativos nas matérias. Os professores são muito atarefados e às vezes não conseguem pegar os tablets dos alunos e levar para casa para estudar os aplicativos que têm nos aparelhos para fazer essa inserção.
Como a Sra. avalia a preocupação dos brasileiros hoje em dia com a educação?
As pessoas só se preocupam com essa causa quando veem na televisão, mas sua preocupação não é com a desvalorização do professor e com as más condições que encontram no país, e sim se o filho vai estar escrevendo ou não quando chegar em casa, pois se não estiver isso é resultado de uma educação ruim. O brasileiro acredita que ao mandar o filho para a escola, o professor tem a obrigação de entregar um aluno excelente, com notas ótimas e muito bem-educado.
Como avalia a preocupação das autoridades políticas do país com a educação?
É complicado, mas acho que eles não se preocupam com isso, se preocupam mais com o bolso deles do que com qualquer outra coisa. Preferem que existam pessoas ignorantes para que continuem votando neles e os mantendo no poder.


