Professora aborda o uso da tecnologia na educação

Educadora fala sobre o avanço das aulas tendo a tecnologia como parceira da geração mais tecnológica de todos os tempos 

Graduada em pedagogia e educação física no século mais tecnológico da história, Vasthi Barros Cará, de 36 anos, aceitou mudar a trajetória de sua carreira no início de 2016. A professora de educação física, que é natural de São José dos Campos e se formou na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), foi convidada para atuar no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI).

Por Thaís Leite 

No local, ela contribui com a elaboração de aulas em ferramentas tecnológicas, como tablets e lousas interativas, objetos que fazem parte da realidade educacional da Prefeitura de São José dos Campos. Mãe de um aluno da rede municipal e de uma menina que seguirá o mesmo caminho, Vasthi, decidiu seguir a carreira pelo exemplo de sua mãe, e na sua casa sempre foi a mais antenada à tecnologia. Agora, no LEDI, ela pôde conhecer a realidade de todas as escolas do município e enfrenta o que denomina como fase mais marcante de sua carreira. Em entrevista, a professora discute a importância da implementação da tecnologia nas escolas do país. 

Qual foi seu maior desafio em trabalhar no LEDI? 
Fazer a conexão entre o que já sabemos da nossa área com a tecnologia. Com a educação física isso é mais difícil ainda porque é muito prática, então é preciso que a aula seja muito interessante para o aluno querer fazer, porque quando chega na educação física eles querem ir para a quadra.

Os alunos de ensino fundamental aliam o conhecimento das
novas tecnologias com o conteúdo apresentado em sala de aula
(Divulgação)
Como avalia as mudanças pedagógicas no decorrer dos anos? 
Como boas. Há poucos anos atrás era muito diferente de hoje, em que os alunos levam o celular para a escola, então o professor precisa se atualizar. Na Prefeitura temos essa estrutura hoje, mas outras escolas que não possuem a tecnologia também precisam correr atrás. O aluno hoje em dia tem o tempo de concentração muito curto, porque ele recebe muita informação diariamente, então se o professor não inovar nunca vai conseguir chamar a atenção deles. 

O que sua profissão lhe acrescentou como pessoa?
Na escola eu consigo contribuir para a vida de um aluno muito carente, o professor passa a ser mãe, pai, amigo, psicólogo, médico, tudo. Eles têm o professor como referência, e isso mudou muito minha forma de interpretar situações de vida.

Quais são os riscos da falta de formação no uso tecnológico para a educação? 
Uma turma em que o professor não use tecnologia está sendo prejudicada. A aula se torna mais interessante, o professor pode trabalhar com imagens, vídeos e suportes que enriquecem o ensino. 

Como atrair os alunos sem que eles se dispersem com outras ferramentas dos equipamentos? 
É uma tarefa difícil, temos que fazer combinados com eles. O tablet tem muitos aplicativos e bloqueá-los não é eficaz, porque os próprios alunos conseguem desbloquear, porque eles sabem muito dessa área. Então o ideal é combinar: Primeiro a aula, depois o professor pode até dar um tempinho para o entretenimento. 

De que forma acredita que a redução da escrita manual não comprometerá a aprendizagem dos estudantes? 
Os pais ficam muito preocupados quanto a isso, mas o tablet chegou para ser uma ferramenta a mais, que não precisa ser usado todos os dias e que veio para complementar as aulas do professor. Não vai haver esse comprometimento porque o caderno não será trocado pelo tablet. 

Como os professores reagem diante dessa renovação de ensino? 
Temos desde o professor que adora, até aquele que fala que nunca vai usar. Aí temos que ir pela conquista, mostrando o quanto o uso é útil através de formações. Temos tido sucesso, porque eles vão entendendo que faz a diferença e ajuda até em suas vidas pessoais. Existem professores que têm medo também, por não saberem como usar, e com o LEDI conseguimos prestar assessoria para eles, planejar aulas e acompanhá-los na implementação. 

Equipamentos modernos como lousas interativas e tablets são
realidade dentro das novas formas de aprendizagem
(Divulgação)
Quais são os maiores desafios encontrados dentro desse programa? 
Conseguir colocar os aplicativos nas matérias. Os professores são muito atarefados e às vezes não conseguem pegar os tablets dos alunos e levar para casa para estudar os aplicativos que têm nos aparelhos para fazer essa inserção. 

Como a Sra. avalia a preocupação dos brasileiros hoje em dia com a educação? 
As pessoas só se preocupam com essa causa quando veem na televisão, mas sua preocupação não é com a desvalorização do professor e com as más condições que encontram no país, e sim se o filho vai estar escrevendo ou não quando chegar em casa, pois se não estiver isso é resultado de uma educação ruim. O brasileiro acredita que ao mandar o filho para a escola, o professor tem a obrigação de entregar um aluno excelente, com notas ótimas e muito bem-educado. 

Como avalia a preocupação das autoridades políticas do país com a educação? 
É complicado, mas acho que eles não se preocupam com isso, se preocupam mais com o bolso deles do que com qualquer outra coisa. Preferem que existam pessoas ignorantes para que continuem votando neles e os mantendo no poder.