O bruxismo que muitas pessoas desconhecem

Dentista explica como funciona e trata esse mal que atinge boa parte dos adultos de forma silenciosa

O jovem médico Daniel Rocha Venturelli, de 32 anos, formado em odontologia pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), em Três Corações – MG, trabalha no consultório de seu pai, Célio Venturelli da Silva, desde 2008, quando se formou. Daniel procura manter sempre uma boa relação com seus pacientes, pois sente que eles ficam bastante apreensivos durante o processo de implantação de dentes.

                                                                                       Por Débora Santos 



Além disso, em relação à natureza humana, Daniel aprendeu a lidar com os diversos tipos de pessoas que passam por suas mãos. Ele, que escolheu a profissão por influência do pai, hoje é especializado na área de implantes, mas por conta do ofício acaba resolvendo outros tipos de caso como o bruxismo, por exemplo, que atualmente, atinge cerca de 15 a 90% dos adultos. Porém, apenas 5 a 20% deles têm a consciência de que possuem esse problema. Em entrevista ao Vale Repórter, Daniel explicou melhor sobre o bruxismo. 

Como é o bruxismo?
O bruxismo é um hábito parafuncional caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, com sequelas que a atinge a grade maioria das pessoas.

O que causa o bruxismo?
A sua origem é multifatorial, o que dificulta o tratamento. Seus efeitos são lentos e gradativos e o fato de ocorrerem no período de inconsciência noturna torna, muitas vezes, o diagnóstico difícil ou tardio, causando outras consequências como outras articulares e desgaste dentário.

Como o dentista identifica o bruxismo?
Ele identificado através de desgastes oclusais, dores musculares faciais, geralmente no pescoço e também é determinando pelo psicológico da pessoa, porque ele também pode agravar o bruxismo.

O bruxismo pode ocorrer durante o sono, sem a consciência
da pessoa, por isso a percepção é difícil
Qual a diferença do bruxismo em vigília e o bruxismo do sono?
A diferença nem é tanta, é mais porque pelo de vigília, ou seja, de dia, ele não é tão inconsciente. O paciente até tem uma noção, são como tiques que algumas pessoas têm. Já o noturno ele é inconsciente, provocando a contração dos dentes, que pode derivar de espasmos, contração muscular e estresse emocional, além de ser mais comum em adultos.

Qual a importância de se fazer o tratamento?
É importante fazer o tratamento porque esse trauma excessivo da musculatura leva a perda do osso que suporta os dentes, levando a perda prematura da estabilidade e comprometendo a fixação dos dentes ao osso. Acaba amolecendo e desarticulando totalmente a mordida da pessoa.

Como é o tratamento de cada um deles?
O tratamento principal do bruxinho é a correção da mordida. Nós fazemos ajustes oclusais, tirando os pontos prematuros que fazem a mandíbula se deslocar fora do eixo, desgastando dentes que batem primeiro pra harmonizar a articulação. Ou quando há perda de dimensão dos dentes, aumentamos a abertura da boa pra descomprimir a ATM (articulação tempomandibular) e por último, fazer tratamentos como fisioterapia. Só depois disso usamos a placa de mordida, que é pra manter a boca mais aberta e trazer um maior conforto, pra que a pessoa não consiga ranger os dentes de noite.

O que deve ser feito para prevenir o bruxismo?
A correção ortodôntica desde a infância ajuda muito. Os aparelhos ortodônticos, vindo desde a infância, harmonizando e equilibrando a mordida da criança já gera um efeito menor no futuro, caso ela venha passar por esse problema. A ortodontia é fundamental nessa fase, inclusive já existem especialidades que se dedicam exclusivamente a dores orofaciais, que são justamente esse tipo de dor e distúrbios da mastigação, onde a pessoa chega até a deslocar a mandíbula, em determinadas vezes.

Quais outros problemas o bruxismo pode causar?
O desgaste é tanto que chega a expor o nervo do dente, que é protegido pela dentina e pelo esmalte. Com isso tem que tratar o canal do dente pra eliminar a sensibilidade que fica insuportável. E também uma dor de cabeça muito forte, a pior de todas.

Daniel é dentista há 8 anos e hoje é especializado em implantes
pela faculdade São Leopoldo Mandic
Como os dentes bonitos e saudáveis influenciam na autoestima de uma pessoa?
A apresentação pessoal é fundamental pra você disputar uma vaga no mercado de trabalho, a estética conta muito. E a própria autoestima da pessoa se eleva, quando ela está sendo bem cuidada. Quem não se cuida, não pode cuidar bem do que é dos outros, então pela aparência você já consegue fazer uma avaliação daquele candidato.

Qual a importância da atuação de um dentista dentro de um ambiente hospitalar?
Até nos hospitais que operam cirurgias do coração, a presença do dentista é fundamental, porque a prevenção de doenças que levam a problemas renais, cardíacos, é muito importante. Às vezes, uma pessoa vai parar no centro cirúrgico, para operar o coração, devido a um foco dentário. É importantíssima a manutenção, até mesmo as pessoas quem têm dentes saudáveis, elas precisam fazer uma profilaxia (prevenção), pelo menos anual para evitar a gengivite.