Conheça quem são os “creators”, e qual o trabalho desenvolvido por eles através de um bate-papo com o blogueiro mais influente do Vale do Paraíba
Com o advento da internet e das redes sociais, muitos tem sido os benefícios para as pessoas e para a sociedade em geral. Fácil acesso a diferentes tipos de informações, comodidade na compra e venda de produtos e uma ampliação maior no entretenimento oferecido aos internautas.
Com esse crescimento estrondoso do meio digital, surge também um novo tipo de empreendedor, o famoso: criador de conteúdo digital, ou como gostam de ser chamados, “creators”. Os creators são nada mais que aquelas pessoas que falam de diversos assuntos por meio de blogs, canais no Youtube, e redes sociais. No Vale do Paraíba, esse tipo de empreendimento tem ganhado cada vez mais força, seja no ramo dos negócios, ou no ramo diversional. Para falar sobre assunto, o Vale Repórter conversou com o empresário, jornalista e blogueiro especialista em mídias sociais, Armindo Ferreira, de São José dos Campos. Formado em jornalismo pela UNIVAP em 2002, Armindo tem se dedicado à instruir e divulgar os creators regionais.
Por Lucas Rodrigues
Com esse crescimento estrondoso do meio digital, surge também um novo tipo de empreendedor, o famoso: criador de conteúdo digital, ou como gostam de ser chamados, “creators”. Os creators são nada mais que aquelas pessoas que falam de diversos assuntos por meio de blogs, canais no Youtube, e redes sociais. No Vale do Paraíba, esse tipo de empreendimento tem ganhado cada vez mais força, seja no ramo dos negócios, ou no ramo diversional. Para falar sobre assunto, o Vale Repórter conversou com o empresário, jornalista e blogueiro especialista em mídias sociais, Armindo Ferreira, de São José dos Campos. Formado em jornalismo pela UNIVAP em 2002, Armindo tem se dedicado à instruir e divulgar os creators regionais.
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Armindo Ferreira conquistou espaço como creator regional,
e desde então vem ensinando outros conteúdistas do Vale a
chegarem ao sucesso
Foto: Reprodução/Facebook
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Por que você escolheu o curso de jornalismo?
Quais as primeiras experiências na profissão?
Eu fiz alguns estágios em ações sociais e na propria faculdade, mas o primeiro estágio profissional foi em 2000 no portal Evanguarda.com da Vanguarda.
Em quais veículos de comunicação já trabalhou? Quais as funções exercidas em cada um dos veículos?
Afiliadas da filial Globo de São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas e algumas passagens pela Rede Globo SP. E também por cerca de um ano no jornalismo do SBT. Durante grande parte do tempo trabalhei como editor de texto, mas no começo da carreira fui produtor/pauteiro.
Como o seu trabalho impactou essa área aqui na região?
Em 2008 criei um sócio o primeiro evento de marketing digital da região e depois criei o portal “Comunicavale”, que também era um Congresso de Comunicação. Acredito ter sido um dos pioneiros a oferecer serviços nessa área aqui na região.
Como está o cenário atual para os criadores de conteúdo da região?
Muito emblemático, temos vários bons talentos, mas empresas, empresários e agências de publicidade locais que ainda tem uma mentalidade de investimento de mídia do século passado. Uma pena
Qual o perfil dos criadores de conteúdo regionais?
É o jovem criativo que amarga ter que trabalhar num modelo tradicional da economia que não lhe diz mais respeito, e que tenta fazer seu projeto de conteúdo virar para fugir dessa lógica.
Quais cursos e/ou palestras são oferecidos para orientar os creators da região? Onde geralmente são oferecidos esses cursos e/ou palestras?
Há várias iniciativas isoladas e boas. Anualmente eu organizo um evento com blogueiros para troca de ideias, então diria que o Blog do Armindo é um dos principais vetores desse crescimento. Já quanto a cursos temos boas opções online como os oferecidos pelo Youpix HUB, mas sinto que o criador de conteúdo local investe pouco nesse tipo de capacitação.
Como os creators podem contornar as dificuldades encontradas para a realização do trabalho?
AF: Precisam investir cada vez mais na sua profissionalização e aprender a cobrar pelos seus serviços bem como se preocupar na entrega acordada com o cliente. O cliente não faz filantropia com o blog ele faz um investimento e espera retorno seja ele de venda imediata ou de simpatia de marca.
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| Desde 2005, o Blog do Armindo vem ganhando notoriedade no meio digital da região Foto: Reprodução/Facebook |
No universo dos creators essa é uma resposta difícil porque cada um se destaca em um segmento. Quem é bom, e reconhecido em games pode ser um ilustre desconhecido para quem curte moda e vice e versa. Destaque ou influencia tem a ver com contexto.
Quais as dificuldades encontradas no crescimento desse tipo de trabalho?
A cultura do vale em ser muito tradicional nos investimentos em novas mídias.
Quais qualidades devem ter o trabalho de um creator?
Deve conhecer bem sobre o que fala e ser um apaixonado pelo tema:
Qual o perfil do público regional?
Jovem com idade média de 25 anos e que tem o blog como uma segunda atividade.
Como os anunciantes podem colaborar para um maior desenvolvimento desse mercado na região?
Podem começar conhecendo e se aproximando desse público para entender como funciona a dinâmica do trabalho.

