Médico de São José dos Campos aponta que a população mundial tornou-se cada vez mais sedentária com o avanço tecnológico
Às vésperas da Olimpíada que será realizada no Rio de Janeiro – o evento de maior disputa esportiva do mundo – o cardiologista e diretor geral da clínica joseense Cardiotest, Peralva Delgado Junior alerta sobre os cuidados e riscos que devem ser tomados ao realizar atividades físicas.
Por Danilo Alvim
O cardiologista de 57 anos, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), indica o fumo e o sedentarismo como fatores de risco para o coração e condena o uso de anabolizantes ao realizar atividades físicas. Com uma vasta experiência profissional atuando em São José dos Campos, o médico ressalta a importância da atividade física realizada todos os dias, como condição mínima para que o indivíduo não seja considerado sedentário, mas alerta sobre os perigos que ela pode causar se não houver uma avaliação clínica cardiológica preventiva.
Qual é a importância de consultar um cardiologista antes de começar a praticar esportes ou a fazer atividade física?
![]() |
| Peralva Delgado Junior é cardiologista e diretor da Cardiotest |
Por que algumas pessoas sentem dor no peito ao realizar atividades físicas?
A sensação de dor no peito ao realizar atividade física é considerada a clássica “angina do peito”, algo grave, em que a pessoa deve interromper o esforço físico imediatamente e procurar um médico cardiologista para fazer o teste ergométrico. Com ele, é possível fazer todas as análises do esforço físico do paciente para ver se ficou comprovado que o sintoma realmente é relativo ao coração e se traduz por alterações eletrocardiográficas, que podem inclusive levar ao infarto do miocárdio.
Quais são os riscos para a saúde de uma pessoa sedentária?
A pessoa sedentária contribui para o desenvolvimento de hipertensão arterial, obesidade, aumento nos níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuição nos níveis adequados de HDL, que é o colesterol bom. O sedentarismo é um dos fatores que deve ser combatido por toda a população.
Quais são os riscos para um sedentário ao realizar atividades físicas?
O sedentário tem suas limitações individuais. O esforço físico e a intensidade deles não são iguais para todo mundo. Tem pessoas que apenas fazendo uma caminhada diária já é o suficiente para sair do sedentarismo. Há movimentos no mundo inteiro para que o indivíduo faça pelo menos meia hora de atividades físicas por dia, poderá ser seguidamente os 30 minutos ou 10 minutos de tarde, 10 minutos de manhã e 10 minutos de noite. Estas são as condições mínimas diárias para que o indivíduo não seja considerado sedentário.
De que maneira o excesso de exercícios físicos pode afetar o coração?
Os exercícios competitivos de alto nível podem levar a alterações cardiológicas, com o esforço intenso que o indivíduo poderá fazer em determinados esportes e levar inclusive ao aumento da área cardíaca e do tamanho do coração que deve ser considerado normal até determinados limites para o atleta. Por isso, é importante que o atleta seja acompanhado neste sentido.
Quais são os principais fatores de risco para o coração?
Sobre os fatores de risco para o coração, nós citamos os principais: o fumo, a diabete, a hipertensão arterial, o estresse e o sedentarismo. Combatendo o sedentarismo, você vai contribuir para eliminar um dos fatores de risco que levam o indivíduo para o estreitamento de vasos de coração, podendo chegar ao infarto de quem não está bem e preparado.
Corridas de rua e maratonas exigem cuidados especiais com o coração?
Depende se o indivíduo tem condições de fazer esse tipo de esforço, que é exaustivo e competitivo. Nestes exercícios, o indivíduo pode fazer um esforço físico maior que a sua capacidade, porque a mente e a vontade de vencer são capazes de levar o indivíduo fazer um exercício físico maior que a sua capacidade, o que pode levar até a morte súbita. Nós já tivemos exemplos de atletas, por exemplo, que queriam atravessar nadando o Canal da Mancha, entre Inglaterra e França, e não tinham essa condição. E pela força mental e o esforço que fizeram, acabaram falecendo durante o trajeto.
Anabolizantes, estimulantes e energéticos são prejudiciais ao coração?
Não existe indicação médica de anabolizante e nem energético. Nós não concordamos com isso. Os anabolizantes podem levar infarto do miocárdio, necrose hepática e insuficiência hepática aguda. Isto é conta-indicado até pelos comitês olímpicos nacionais que constituem doping esse tipo de procedimento, que não deve ser utilizado pelo atleta. Uso de energético normalmente tem cafeína em alta dosagem, o que pode levar em aumento de pressão exagerado e provocar arritmias graves e fatais.
Qual é a alimentação ideal para quem pratica atividades físicas?
Para o atleta que vai realizar uma atividade física é muito importante que ele se mantenha hidratado durante o esforço com uma solução isotônica, que tem um componente de sódio e potássio semelhante ao do sangue, permitindo uma maior absorção desse líquido e uma maior hidratação durante o esforço. O atleta deve usar a ingestão de líquidos assiduamente, para que não possa ocorrer arritmia cardíaca e algum desequilíbrio hipereletrolítico durante o esforço.
Quais são as principais causas de morte por parada cardíaca no esporte?
É obvio que são raros esses acontecimentos no esporte, mas eles levam à grande comoção popular, porque ocorrem, de repente, em um estádio de futebol, por exemplo. É muito importante que os atletas sejam avaliados antes de fazer esforço físico por uma avaliação cardiológica, principalmente atletas de competição. As maiores causas disso são doenças de natureza transgênica, que o indivíduo já nasce com aquela pré-disposição e não sabe desse problema, podendo ocasionar durante o esforço físico uma morte súbita. A mais comum neste caso é a hipertrofia septal assimétrica, que é um crescimento do músculo dentro do coração.

