O Oftalmologista da comunidade


O médico que saiu de uma cidadezinha e foi estudar medicina no Norte do país, é conhecido em sua região pela habilidade, solidariedade e nenhuma complicação nas centenas de cirurgias realizadas. Não para de aprender, sempre está atrás de metas novas e ajudar o próximo.

Por Francielly Godoy


José Roberto Puppio de Aguiar, ou Dr. Roberto Puppio como é conhecido, nasceu em Pindamonhangaba no dia 20 de março de 1970. 

Na década de 80, foi cursar medicina na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) se formando em 1994. A partir daí atende seus pacientes em seu consultório, no entanto, Puppio se descobriu e percebeu que sua paixão era fazer cirurgia de Cataratas, e não somente ficar em uma sala. Foi estudar e se especializar mais no assunto, passando pelos Estados Unidos, Itália e Japão. 

Fez 6 anos de graduação, 2 anos de residência e um ano de especialização em Catarata, totalizando 9 anos para sair como Oftalmologista, desde então, Puppio não para de estudar. Atualmente a cirurgia de Catarata feita em Pindamonhangaba, é igual aos dos melhores centros no mundo. Na cidade, o Dr. opera nas manhãs de terças e quintas, e consegue fazer cerca de 100 por semana. Em 20 anos, ele realizou aproximadamente 30 mil cirurgias. 

O que poucas pessoas sabem é que Roberto Puppio é um “dublê” ou “ghost” da cirurgia, opera para outros médicos. O clínico marca a cirurgia, Puppio é quem realiza e o paciente acha que é o seu médico. 

Roberto Puppio opera nas cidades da região como São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Cruzeiro, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Além disso, em outros estados como Natal (RN), João Pessoa (PA) e Campina Grande (PA), todos os meses, há 15 anos. Em Pinda operou a rede publica por 10 anos, ainda pensa em voltar, mas anda com pouco tempo, devido às diversas operações que exerce na região e no Nordeste. Desde que auxiliava outros médicos na área cirúrgica durante a universidade, via que preferiria isso a fazer consultas. “Me realizava no centro cirúrgico, não queria saber se era noite ou dia, eu entrava e não queria sair”,exalta Puppio. 

Foi daí que descobriu o que gostava e pretendia seguir. Para Puppio o conhecimento é essencial, como doutor ele sempre fala para os estudantes de medicina. “Aprenda tudo, não saia especialista antes do tempo”. Em muitas de suas consultas, o médico já descobriu algumas doenças como Hanseníase e Endocardite Infecciosa, só de perceber algumas variações no olho e isso só se deu, devido o conhecimento que ele adquiriu na sala de aula. 

Roberto Puppio tem um sonho a ser realizado, ir para a Itália e estudar a língua nativa por um ano. Sua família é de origem italiana, seus avós maternos saíram da Guerra Civil com destino a Buenos Aires na Argentina, chegaram ao Rio de Janeiro, após 6 anos compraram um sítio em São Bento do Sapucaí, pois a região era parecida com a qual moravam na Itália. 

A família teve 5 filhos e um deles, Francisco Puppio veio para Pindamonhangaba, dando inicio à família na cidade. Além de médico, especialista, profissional e amigo, José Roberto Puppio de Aguiar é família, preza pela cultura e sempre que pode viaja para conhecer algo novo. 

Tem o inglês como sua segunda língua, fez dos Estados Unidos sua casa durante um ano e deixou lá amigos. Eles o ensinaram a olhar e respeitar o meio em que convive, desde então sua filosofia é ajudar sua comunidade.
Confira nosso PodCast: http://agenciajodigital.blogspot.com.br/2015/04/o-medico-que-saiu-de-uma-cidadezinha-e.html