A Falta de incentivo no esporte em Pindamonhangaba


As Prefeituras têm um importante papel de investir nas diversas áreas que constituem qualquer sociedade, como educação, saúde, segurança, transporte e entre outras. O esporte é uma delas, e não menos importante. Pelo contrário. A falta de investimento pode afetar, e muito, na organização da cidade e na satisfação do cidadão com a Prefeitura. Pindamonhangaba é um exemplo vivo. No caso deles, o esporte. 

 Por Caio Tebassi 


Pindamonhangaba, nos anos de 2010 até 2012, era uma das principais equipes do esporte regional, quebrando, em algumas vezes, o monopólio da cidade de São José dos Campos em algumas modalidades, como no Vôlei, Ciclismo e no Futsal, por exemplo. Algumas equipes como vôlei, futsal e ciclismo se destacavam, não só nos campeonatos regionais, mas até nacionais e, em alguns casos, até mundiais. 

 Em 2013, após as eleições municipais, o prefeito eleito, Vito Ardito Lerário (PSDB - SP), cortou a verba que estava sendo direcionada para o esporte. Todo tipo de auxílio, seja do financeiro ao estudantil, foi cortado pela prefeitura, fazendo com que os atletas buscassem outras equipes. Natália Aline, que fez parte da antiga equipe de Pindamonhangaba, se transferiu para a equipe de São Sebastião assim que a verba foi cortada, “Ah prejudica e muito né, porque na maioria das vezes o atleta já tá numa idade de ter que trabalhar, manter seus próprios estudos e o atleta acaba ficando sem motivação porque você fica treinando e acaba sendo uma coisa em vão se você não gosta realmente daquilo, e é desmotivante pra qualquer pessoa”. 

O técnico do futebol masculino, William Castilho explicou que o rendimento do atleta piora quando ele se preocupa com mais coisas no seu dia-a-dia, “ É, infelizmente nós professores de educação física, a gente tem a graduação na área de educação física, mas a gente acaba exercendo outros papéis [...] a gente acaba realizando um pouquinho de tudo, tudo lógico dentro da normalidade e da legalidade também”. "O atleta chega aqui já cansado fisicamente, mentalmente, o stress do trabalho, a cobrança do patrão e isso tira bastante a atença e o foco pros nossos objetivos. Essa é uma coisa que atrapalha bastante o nosso trabalho aqui", concluiu o treinador pindense que afirmou ainda que a cidade conta com mais de 70% do elenco que tem trabalho fora dos treinamentos.

Tentamos entrar em contato com o prefeito e com o assessor dele, mas eles não nos receberam. Fomos à secretaria de esportes da cidade, que comunicou que não poderia falar sobre o assunto. 

A ampliação do Centro Poliesportivo João do Pulo e a construção do novo CT da Seleção Brasileira de Basquete, em parceria com a Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC), foram os únicos grandes investimentos que a cidade fez em relação ao esporte no mandato do atual prefeito. As eleições municipais ocorrem em outubro do ano que vem. Confira nosso podcast que mostra a visão doas atletas e professores do município.