Trutas atraem turistas em cidade acolhedora da Serra da Mantiqueira

Os peixes da família do salmão e que estão bem adaptados ao clima montanhoso da região podem ser pescados por quem vai saboreá-los e fazem a alegria dos turistas que procuram um sabor diferenciado.
Por: Paulinho Nascimento

Truta ao molho de maracujá
Encravada na Serra, a pacata cidade de Santo Antonio do Pinhal é conhecida pelo seu clima e seus atrativos turísticos, como o Pico Agudo, as cachoeiras do Lajeado e Cassununga, além do vasto calendário de competições voltadas aos esportes de aventura.

 A cidade destaca-se também pela sua gastronomia, que tem como carro chefe pratos feito com trutas, peixes originários dos Estados Unidos e Canadá. É muito difícil não encontrar a truta no cardápio dos restaurantes da cidade. Por se tratar de um peixe de sabor diferenciado, a combinação com outros ingredientes fica por conta da imaginação do cozinheiro ou do chefe de cozinha, podendo fazer diversas variações com molhos e outros ingredientes. Apenas em um dos restaurantes da cidade, o Pesqueiro e Restaurante Arco Íris que tem como proprietário Edivaldo Vieira Alves, o consumo de trutas pelos clientes – que vem de todo o estado de São Paulo e de outras regiões do país – chega à média de 280 kg a 320 kg por semana.

 Pode-se dizer que a grande procura do famoso peixe pelos turistas está relacionada também com clima frio da Serra da Mantiqueira em boa parte do ano, pela localização da cidade em uma região montanhosa e muito bonita. Esses são fatores que, sem dúvida nenhuma, serão propícios ao consumo de trutas ao longo de todo o ano. Alguns restaurantes da cidade levam tão a sério a procura que usam até o nome do peixe em seu estabelecimento. É o caso do Restaurante Santa Truta e a do próprio pesqueiro que traz em seu nome umas das espécies do peixe, a truta “arco-íris”. Santo Antonio do Pinhal é o lugar onde todos que quiserem podem saborear uma deliciosa truta e outros pratos regionais. Hoje, o peixe se tornou um atrativo turístico para a cidade, pelo seu sabor e pela aventura que proporciona quando se tem que pescá-la.