Pequenos empreendedores dominam ramo alimentício

Você chega ao mercado para comprar um leite e decide comprar salgadinhos congelados para garantir a noite de sábado. Mas já parou para pensar e conhecer quem são os grandes responsáveis por levar até você tantas comidas diferentes? 


Por: Amanda Liberato



Conquistar diariamente a confiança dos clientes com atendimento
e produtos de qualidade é um diferencial importante
Foto: Amanda Liberato
Edison Correa Lemes, de 37 anos, é o responsável por levar até você o leite de todas as manhãs. Ele é dono de uma fábrica e distribuidora de leites da região. Começou trabalhando como motorista da linha, passou a cuidar dos clientes do patrão e, em uma oportunidade, com o dinheiro que tinha guardado adquiriu mais da metade da empresa. “A maior dificuldade é adaptar o horário, que é bem grande e cansativo. Levanto às 3h20, começo a entregar às 5h30 e só termino às 16h30”, conta Edison. Ele é um empreendedor nato, sem curso superior, que organiza as planinhas e dá conta dos quase 70 clientes que atende todas as semanas.

Segundo pesquisa da Serasa Experian, 85% do varejo alimentar brasileiro está nas mãos dos pequenos empresários. Se você está pensando que a formação acadêmica não interfere no sucesso de um empreendedor, está bem enganado. Celdemir José dos Santos, de 47 anos, tem cursos superior de Economia, de Direito e de Administração e, atualmente, é dono de quatro empresas, sendo dois mercados localizados em diferentes bairros da cidade. “Certo dia, um senhor me disse algumas palavras sábias: ‘Vício do homem, vaidade da mulher e comida, mesmo com qualquer crise no mundo, isso irá sempre sobressair’”, conta. E parece que isso ficou mesmo na cabeça dele que, aos 21 anos, começou a empreender.
O empreendedorismo está em alta, principalmente no setor
alimentício, onde há vários elementos de atuação

O início de um negócio é difícil, além de toda a burocracia, é preciso conquistar diariamente a confiança dos clientes, com atendimento e produtos de qualidade. Porém, para empreender deve-se realizar uma grande pesquisa de mercado antes. “Para ser empreendedor, é preciso gostar, ter muita coragem e saber o que quer, avaliar em que área quer investir”, diz Celdemir.