O espaço da leitura na atualidade

Viajar por um mundo que não existe, como ser para sempre criança, uma fada madrinha realizar seu sonho, ser acordada com um beijo do seu príncipe encantado. Viver um amor intenso, viajar através do tempo, fazer magias. Isso é o que a leitura possibilita para as pessoas.

Por: Claudia Watanabe



A estudante de 13 anos, Byanka Fernanda Estruzani, começou a se interessar por leitura quando ainda era muito pequena. O incentivo veio da família. “Minha prima foi me incentivando a ler, me emprestando vários livros e com isso me interessei mais pela leitura.” disse.

É comum que as crianças e adolescentes procurem mais pelos filmes do que pelos livros. A professora de português e coordenadora do Gelp, Teresinha de Jesus Cardoso Cunha explica que esse interesse maior pelos filmes é por que vivemos na época dos ícones. “Você tendo a figura em si, chama mais a atenção, então eles vão para o lado mais fácil.”

 O Brasil, é um dos países com menor índice de leitura no mundo, De acordo com o último estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o brasileiro - com mais de 5 anos de idade - lê em média 4,7 livros por ano, sendo que neste dado constam também os livros indicados pela escola, sem eles, o índice de leitura espontânea é muito inferior, de apenas 1,3 livros em média por ano.

 Depois da revelação da pesquisa que mostrou o baixo nível de leitura no país, o governo vem fazendo varias campanhas para incentivar os jovens a apreciar mais a leitura. Um deles é o PROLER– Programa Nacional de Incentivo à Leitura – é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura.

 E mais um programa que o governo lançou recentemente é o cartão vale-cultura, que é um cartão magnético pré-pago, válido em todo território nacional, no valor de R$50,00 mensais, que possibilita maior acesso do publico ao teatro, cinema, museus, etc. ou mesmo na compra de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais.