Estudante vence festival de marchinhas de São Luiz do Paraitinga

O aluno do 5º semestre do curso de História da Unitau, Jean Lucas de Campos Silva, foi o vencedor do 30º Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga. A composição “Arriba Paraitinga!”, criada por ele em parceria com seu primo, o músico Wellington Ismail, recebeu todos os prêmios da competição.

Por Théo Ortiz



Jean participou pela primeira vez do festival - SLPInfo
O Festival, que teve sua final realizada na Praça Oswaldo Cruz, em São Luiz do Paraitinga, no último dia 31, marcou a estreia de Jean como compositor. “Minha relação com o carnaval era de espectador. Eu participava da brincadeira, assim como todos que visitam São Luiz nessa época”, conta.

Jean morou durante parte de sua adolescência em São Luiz do Paraitinga. Foi nesse período que fez amizades com músicos da cidade e que conheceu nomes como Galvão Frade e Paulo Baroni, que se tornariam suas referências para compor.

Antes inspirações, Galvão e Paulo foram seus adversários no Festival. Por isso, Jean afirma que se espantou ao ser o vencedor. “Não esperava nem ficar entre os 20, muito menos chegar à final. De repente, os prêmios foram chegando.” Para conseguir se sobressair na competição, Jean e Wellington decidiram inovar, mas respeitando as tradições.

E foi numa brincadeira que os primeiros acordes que misturavam as marchinhas luizenses com a música mexicana saíram. No final, a brincadeira rendeu tanto que “Arriba Paraitinga!” ganhou todos os prêmios da noite: A premiação principal, o troféu do Júri Popular e o de Melhor Intérprete.

Para Leandro Barbosa, Diretor de Cultura da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, a mistura de gêneros na composição e a animação da dupla foram os grandes diferenciais para o sucesso da marchinha. “A miscigenação de gêneros criada por eles, aliada ao arranjo montado pelo maestro Leonardo Couto, da banda de apoio do Festival, que bolou uma linha melódica com influências latino-americanas, foi o segredo para que a marchinha fizesse sucesso”, continuou o Diretor.
Jean garante que, a partir de agora, será um compositor assíduo nos festivais.