Abertura de evento conta com músicos e palestrantes

Anualmente, a Universidade de Taubaté promove o evento Unitau Convida, uma semana dividida entre vários departamentos, entre eles, o de Ciências Sociais e Letras, que recebe atividades culturais durante o evento.

Por: Maurício Redondo


A banda Asking for Zero no São Nobre.
Na edição de 2013, na noite de abertura da semana a banda Asking for Zero – formada pelos estudantes Guilherme Oliveira (Letras), Leonardo Santander (Engenharia Civil), Renato Braga (Jornalismo) e Rafael de Abreu (Administração - ITES) – imprimiu o peso do rock and roll às paredes do Salão Nobre do Departamento de Ciências Sociais e Letras. Colocar atividades culturais antes de palestras é puramente estratégico. “À noite, sempre existem aqueles que chegam cedo e aqueles atrasados. Às 20h, ele pode chegar e se acomodar, sendo contemplado por arte”, explicou o diretor do Departamento Prof. Ms. Eduardo Carlos Pinto. Para o baterista Rafael, a oportunidade é vitrine para mais apresentações, pois a Universidade recebe público de idades e gostos variados. “É importante como um local de descontração entre os alunos e abre espaço para maior reconhecimento”.

O aluno Stefan Sousa Campos relembrou clássicos do passado. 
Na ocasião, o estudante do 1° semestre de História e membro do Centro Acadêmico (CA) Stefan Sousa Campos, fez uma apresentação acústica com clássicos internacionais e nacionais, incluindo a música de Geraldo Vandré, “Pra não dizer que não falei das flores” considerada o hino contra a ditadura. Ele citou que os jovens querem mudanças e por isso o tema é tão presente, principalmente nas Ciências Humanas. “A música faz a interação entre realidade e sentimento, e essa canção retrata como pensa e sente o jovem”. O diretor avalia que um pouco da época ficou com o sonho que não morreu. “Todos temos um pouco da revolução, da luta por liberdade, uma coisa muito bonita que estamos expressando aqui hoje”, concluiu, ressaltando que muitas palestras foram organizadas pelos próprios estudantes do CA.
Para João Felipe De Mecenas, do curso de História, o destaque seria a palestra “Perfil do estudante brasileiro na ditadura militar”, proferida pelo jornalista Paulo de Tarso Wenceslau, que acabou cancelada por motivos não divulgados.