A década de 1980 deixa saudades em quem viveu e movimenta o entretenimento na região. Hoje, é possível encontrar diversos estabelecimentos, produtos e serviços baseados no tema - e isso prova que a nostalgia nunca esteve tão na moda como está agora.
Por Matheus Felizari
![]() |
| A banda Rock 80, de Caçapava, celebra os anos 80 e relembra os maiores sucessos dessa época - Foto: Arquivo |
No Vale do Paraíba, bandas, bares, restaurantes, festas e eventos inspirados pelos anos 80 buscam resgatar o espírito de uma época marcada por revoluções políticas, musicais, comportamentais e tecnológicas, que influenciaram as gerações seguintes. O cabeleireiro caçapavense Luiz Fernando de Araújo Renda, 50 anos, cresceu durante a década de 1980 e descobriu na música daqueles anos uma paixão que alimenta até hoje. “Aquilo é que era música. As pessoas realmente cantavam por ideais importantes e de maneira inteligente”, afirma.
A saudade é tão grande que, há mais de cinco anos, Luiz Fernando alterna sua rotina entre as tesouras e o microfone – ele é o vocalista da banda Rock 80, um tributo aos artistas que marcaram o cenário nacional durante aqueles anos. O repertório do grupo é exclusivamente voltado às bandas que ajudaram a criar e estabelecer rock nacional.
![]() |
| Lustre que decora o Boteco 80, estabelecimento temático que homenageia a década de 1980 Foto: Arquivo |
A nostalgia não move apenas os sonhos e hobbies de quem viveu uma determinada época, mas também movimenta a economia mundial atualmente. E os empreendedores brasileiros aprenderam a lucrar com isso, por meio de restaurantes, danceterias e bares temáticos. Um desses estabelecimentos é o Boteco 80, em São José dos Campos. Aberto desde agosto de 2013, o local é um bar temático com decoração, músicas e vídeos que remetem aos anos 80.


