Seja para tentar impressionar alguém, por questões de saúde ou simplesmente para melhorar a autoestima, todos já cogitaram em algum momento começar a se exercitar. Mesmo os mais preguiçosos já experimentaram aquela sensação de culpa ao passar perto de uma academia.
Por: Willian Amaral
![]() |
| O uso de anabolizantes é sempre acompanhado de rotina diária de exercícios |
Para quem sonha com músculos definidos e o mítico “tanquinho”, mas não tem a disciplina (ou a paciência) para treinar, existem os esteroides anabolizantes. A definição da palavra anabolizante engloba todas as substâncias que auxiliam no crescimento muscular, como os alimentos anabolizantes: carne vermelha, frango e ovos, entre outros. Os esteroides porém, caracterizam os hormônios sintéticos produzidos para fins clínicos e de uso controlado.
O uso de esteroides é controverso. Uma minoria dentro da comunidade acadêmica defende seu uso, enquanto alguns condenam a prática em qualquer caso que não seja classificado como disfunção muscular. Segundo a professora de Educação Física e personal trainer, Tamara Suzan, os benefícios de esteroides anabolizantes não compensam os riscos. “Todas as substâncias necessárias para um bom desenvolvimento muscular estão nos alimentos. Com uma boa dieta, uma boa suplementação e de disciplina, qualquer pessoa pode alcançar seus objetivos”, afirma ela.
A dermatologista e especialista em medicina cosmética, Marcia Cristina Miranda de Oliveira, pensa de forma diferente. “Não é a minha especialidade, mas já trabalhei com médicos a favor do uso com acompanhamento”, esclareceu. A dieta e a suplementação – proteínas e outros componentes alimentares em forma isolada e concentrada – simplesmente não funcionam em determinados casos, de acordo com a médica. “Isso só te leva a certo ponto. A genética é fundamenta, e os esteroides podem ajudar a contornar isso.”
Confira a opinião de um usuário de anabolizantes aqui.

