A tecnologia e as redes sociais estão tomando conta da vida das pessoas e afetando, também, o trabalho de muitos profissionais
por Camila Silvestre
O advento da tecnologia faz com que o mundo seja mais globalizado. Essa alteração no cenário mundial afeta direta ou indiretamente a vida de todas as pessoas. No âmbito profissional, a tecnologia e as redes por ela formadas estão mudando também o jeito de trabalhar.
Antes, a vida de profissionais de jornalismo requeria certa agilidade para a divulgação das informações, do fato. Hoje em dia, todos podem expor e compartilhar acontecimentos do cotidiano sem ser necessariamente um profissional da área e sem a responsabilidade exigida por trás desse ato. “O agente da informação pode ser qualquer pessoa”, disse o presidente da Associação Paulista de Imprensa (API), dr. Sérgio de Azevedo Redó que palestrou no primeiro dia da 34 ª Semana da Comunicação.Por isso, o jornalismo sofreu e continua sofrendo modificações. “O profissional de jornalismo é o administrador da informação. Ele precisa estar sempre ligado nas inovações e tecnologias da informação”, complementou Redó.
O mercado cada vez mais exige de seus funcionários que precisam estar cada vez mais completos e preparados. “Hoje em dia, é levado em conta o custo-benefício, ou seja, a contratação de profissionais tem que dar retorno positivo”, explica Redó. “O profissional de jornalismo precisa ser qualificado, preparado e, também, estar muito atualizado a tudo o que acontece ao seu redor”, completou. Para a estudante Bianca Moreira Parente que cursa o primeiro ano de jornalismo na Unitau, a faculdade é um bom momento para conseguir uma melhor qualificação. “A faculdade ajuda a ter conhecimento, tanto de texto, como fala, história. Ela é a base de tudo”, afirmou.
Segundo o presidente da API, o jornalismo é fundamental para a vida de todos e o mundo segue as perspectivas desse curso. “O mercado continua igual. O que não pode é ter medo de buscar outras oportunidades”. Ele finalizou sua palestra com uma dica para os estudantes: “Quanto mais aprimoramento melhor. Faça o maior número de cursos possível e deixe que o mundo te conduza”, finalizou.
A internet surgiu e pode ser usada como uma boa ferramenta em todos os processos de apuração e publicação da notícia. O profissional só precisa colocar limites entre a divulgação rápida e a ética da profissão. O bom uso das tecnologias ajuda para um bom trabalho.
Fotos: Aguinaldo de Jesus - UNITAU
