Os desafios da comunicação digital

Palestra da 34ª Secom do Departamento de Comunicação Social discute a transmissão da informação na internet 

por Nathália de Oliveira 
Os problemas que o profissional encontra no ciberespaço foi o tema discutido na quinta-feira (28), o penúltimo dia de Secom, Semana de Comunicação, do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté. Uma mesa redonda com a Editora de conteúdo do portal G1 Suellen Fernandes, a Gestora de Conteúdos da Unitau Mariana Ferreira e com um dos criadores do site Atados Daniel Morais discutiu os desafios da comunicação na internet. Os três palestrantes contaram a partir de experiências como contornar esses problemas e transmitir a mensagem com a menor quantidade de ruídos possível.

A rapidez para publicar a noticia foi um dos pontos ressaltados como um obstáculo para os profissionais que trabalham com a internet. “Chegou a noticia, chegou a informação tem que correr para colocar no ar”, explicou Suellen Fernandes. O desafio de apurar e publicar a matéria no momento em que estão acontecendo e não cometer nenhum erro de informação. Para a Editora do G1 manter a credibilidade jornalística com pouco tempo para averiguar a noticia é uma das adversidades. “Agilidade e credibilidade. Juntar os dois é muito difícil, pois o leitor da internet já está acessando e lendo”, esclarece. 

Para Mariana Ferreira a internet abre muitas possibilidades para se tratar a mensagem. “Facebook dá para brincar e também falar sério sobre o que é o assunto do dia”, frisa a ex-aluna do Departamento de Comunicação Social que também acredita que a conectividade e a facilidade em acessar a internet também são um desafio. “Você tem que apagar o fogo muito rápido. Porque eles já estão vendo e compartilhando com seus amigos”, explica. 

Já para o criador do site de voluntários Atados Daniel Morais a dificuldade está em como transmitir a informação. “Como fazer uma pessoa participar de uma ONG, ser voluntário, mas sem rapidez e com sentimento”, destaca Daniel que acredita no cuidado na formulação da mensagem como uma das formas de superar os obstáculos da internet. “Ser mais otimista. Saber o que postar se a informação vai ser muito apelativa, mas sim focar no porquê de ser voluntário”, esclarece o voluntário. 

Para Suellen Fernandes a solução está na apuração da noticia. “Uma informação incorreta ou mal colocada pode gerar um problema na vida de alguém”, explica a jornalista que destaca que a mensagem internet alcança várias pessoas e pode causar um impacto no leitor. Mariana Ferreira acredita na junção dos dois recursos. “Errar o menos possível e o jeito de falar também é muito importante. Me preocupo em deixar o mais fácil para ler”, ressaltou a publicitária. 

A informação na internet pode alcançar muitos leitores, por isso é importante que o profissional que a usa como ferramenta de trabalho entenda todas as dificuldades e saiba lidar com elas e achar soluções.

Fotos: Aguinaldo de Jesus/Unitau