Centro Cultural Clemente Gomes realiza atividades para celebrar a paz

FCCR/Divulgação
Em comemoração à Semana da Cultura da Paz, foi preparada uma programação especial voltada para a convergência entre o ser humano e a natureza.

Por Thais Andressa

A mente e o espírito foram estimulados em vivências especiais no Centro Cultural Clemente Gomes neste sábado (20), às 14h. Em comemoração à Semana da Cultura da Paz, foi preparada uma programação especial voltada para a convergência entre o ser humano e a natureza, celebrando também o Dia Mundial do Yoga e a cultura indiana.
Uma oficina de papel reciclado reforçou a importância da consciência ambiental, às 14h. Com orientação de Luiz Ramos, os visitantes assistiram vídeos relativos à fabricação artesanal de papel e produzirão seus próprios materiais.
Às 18h, aconteceu a abertura da exposição “contemplações”, que é composta de fotos de Rita Elisa Seda e haikais (forma poética japonesa) de Gustavo Terra. Esses trabalhos são chamados de “haigas”, o nome que se dá, em japonês, à imagem que ilustra um haikai, normalmente uma pintura, mas modernamente com fotos. Mandalas feitas pela artista Maria Clara Pereira também estão expostas no espaço.
A mandala é um termo sânscrito que designa os diagramas ou círculos simbólicos utilizados para exercícios de meditação e concentração. A mandala simboliza o universo, o cosmo, a harmonia, a integração, a energia, o divino, a magia. A artista Maria Clara Pereira falou sobre a sua prática diária na confecção de mandalas em diversos formatos.
Às 19h, se iniciou o Sarau "Satsang", comemorando a Primavera da Paz, com Luci Ferreira, professora de Yoga. “Satsang” é uma palavra em sânscrito que significa “Encontro com a Verdade”. A atividade foi um encontro entre os participantes das oficinas de Yoga da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Ele se iniciará com uma breve leitura sobre os preceitos do Yoga seguida da cerimônia em forma circular. Entoaram-se mantras, e os participantes fizeram o Pujá, que é a oferenda de flores e frutos aos antepassados, encerrando com o Kirtan, que é um momento de integração com cantos e danças.
O Centro Cultural Clemente Gomes, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), fica na Avenida Olivo Gomes, 100.