Capoeira, uma cultura brasileira.

Arte, luta, cultura e estilo de vida!
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Por Juan Willian
Ela foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos como esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver fora dos quilombos.
Esta é uma arte muito alem de muitas outras, pois envolve dança e musica consigo. 
Uma arte marcial caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, como chutes, rasteiras e acrobacias e uma característica distinta: a musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. 
Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
 Hoje, símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro.
Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e tem atraído dezenas alunos de todos os continentes, que se esforçam em aprender a língua portuguesa para melhor se envolver com a luta. 

Comunidade capoeirista

A maioria dos capoeiristas passa a ser conhecida na comunidade mais pelos seus respectivos apelidos do que por seus próprios nomes. O costume do apelido surgiu na época em que a capoeira era ilegal. Capoeiristas evitavam dizer seus nomes para evitar problemas com a polícia e se apresentavam a outros capoeiristas ou nas rodas pelos seus apelidos. Desta forma, um capoeirista não poderia revelar os nomes dos seus companheiros à polícia.
Com uma história de resistência e liberdade, a capoeira surgiu. Hoje ela faz novos adeptos todos os dias e em todos os cantos do mundo, ensinando não apenas uma arte marcial, mas um pouco da cultura do nosso país.