![]() |
| Mais do que um momento de lazer, essas atividades físicas ao ar livre garantem muitas melhorias para a saúde dos praticantes |
“Quinta das Flores”. Esse é o local onde tem uma pista em que muitas pessoas aproveitam para fazer caminhada e corrida. Nessa época do ano, em que as noites estão mais agradáveis, a presença dos atletas amadores é ainda maior.
por Camila Silvestre
Aparecida Ferreira de Godoy Oliveira é uma dessas pessoas. “Faz bem para a vida, faz bem para a mente, faz bem para a gente. Por isso, que eu corro”, diz a secretária. Esses esportes têm uma vantagem logo de início: são atividades democráticas, pois não requerem equipamentos especiais. Dá para praticar ao ar livre e, ainda, é uma das melhores opções para emagrecer, além de prevenir diversas doenças. “É possível prevenir a hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, colesterol, obesidade, além de a corrida trabalhar a coordenação motora, ou seja, previne o Alzheimer também”, explica o professor de educação física Claudio Viana.
Uma pesquisa publicada em 2012 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, afirma que 39,6% dos homens praticam exercício. Enquanto que, no público feminino a adesão é de 22,4%. O que elas não sabem é que caminhar e correr ajuda a prevenir câncer de mama e de cólon. “Sabe que até cólicas eu não tenho mais depois que comecei a fazer caminhada?!”, afirma a estudante Vanessa Antunes de Freitas.
Além disso, alguns cuidados também devem ser tomados, como: uso adequado de roupas e calçados; fazer a atividade em local de bom estado para que nenhum acidente aconteça; alongar e aquecer antes da corrida. E, o mais importante, gostar do exercício, pois assim é mais fácil de deixar a preguiça de lado e praticar sempre.

