Artesanato deixa de ser passatempo e vira profissão


Donas de casas dedicam suas horas vagas, para aprender artesanato e ajudam na renda de casa.

por Kriss Soares
Hoje em dia, donas de casa buscam uma forma de sair do comodismo e de ter independência financeira, elas transformam o prazer em fazer artesanatos em uma fonte de renda e com isso acaba transformando o que é distração em lucro.

Algumas pessoas usam o artesanato como forma de hobby ou distração mais a paixão pela arte acaba se tornando uma profissão que não só dá lucro como também um satisfação pessoal para quem faz. Como disse Leon Tolstoi “A arte não é um trabalho manual, ela é a transmissão de sentimento que o artista experimentou.” A dona de casa Maria de Fatima Grilo de 59 anos começou a fazer bordados livres com 14 anos mais á 6 anos se dedica inteiramente ao seu trabalho “O artesanato para mim é uma terapia, e ajuda também em casa, e você valoriza seu trabalho, e você tem que amara o que faz e eu amo o que eu faço “conta a Dona de casa.

O centro Cultural de Caçapava realiza todos os dias oficinas de artes, e com isso ajudam mulheres a ingressar no mercado de trabalho “as oficinas acontecem para ajudar o pessoal de baixa renda a ter uma renda e também ajudam pessoas que sofrem depressão, o objetivo do centro é esse ajudar as pessoas”afirma Viviane Prado Francisco coordenadora de oficinas do Centro cultural. Os cursos tem duração de nove meses, com 20 oficinas de artesanatos entre elas bordados, decopagem, artesanato em filtro entre outros.

As irmãs Sandra Regina Cruz e Patrícia Cruz, mostram que artesanato pode sim virar um negocio, a 7 anos trabalhando com artesanatos as duas começaram de baixo, para chegar hoje aonde estão. Elas vendiam os artesanatos em casa, logo depois as encomendas aumentaram em seguida elas começaram a vender na rua depois conseguiram ter uma barraca de artesanato na Praça da Bandeira em Caçapava, na feira do Artesão e só esse ano que elas conseguiram abrir uma loja Nossos Mimos localizada no centro de Caçapava “É um prazer fazer artesanato ser elogiada pelo seu trabalho e é uma válvula de escape de muita coisa, você se distrai fazendo algo prazeroso” confessa Sandra Regina Cruz.
 De acordo com dados de 2013 do IBGE,no Brasil, o mercado de artesanato tem movimentado cerca de R$ 50 bilhões no mercado brasileiro por meio do toque especial de mais de 9 milhões de artesãos.Cada vez mais mulheres decidem sair da sua rotina de dona de casa de cuidar de marido e filhos e resolvem adquirir um novo aprendizado, e o artesanato proporciona isso dando para associar casa e trabalho e prazer no que elas fazem.