Alunos consomem pouco na cantina durante a SECOM


Enquanto acontecia a 34ª SECOM (Semana da Comunicação) no Departamento de Comunicação Social da UNITAU, a cantina da repartição sofreu com as vendas de produtos alimentícios. 

por Bernardo Ferraro
Foi uma semana não rentável para seus donos, que mais uma vez se veem num impasse em manter ou não manter o estabelecimento no próximo ano.
Silvio Leal, dono da cantina, explicou o porquê das vendas em baixa na semana. “Quando tem esses tipos de eventos, o aluno não tem intervalo. Após a palestra vão todos embora e nós ficamos aqui sem vender nada”. Quem o ajuda na lanchonete é Odete Oliveira Leal, sua companheira há mais de 38 anos. “Tenho que estar sempre ao lado do maridão, na alegria e na tristeza”, ri Odete.

Para Silvio, o ideal seria vender R$1.000,00 por semana na cantina, a fim de que eles consigam obter um lucro. No entanto, são poucas as semanas que eles conseguem vender mais de R$500,00. Devido a isso, ele pensa seriamente se continua ano que vem ou não no comando da cantina do departamento. “Todo o ano o aluguel sobe, vou ver quanto vai subir o próximo ano. Se for algo acima do limite, não vou ter condições de prosseguir”, relata Silvio.

A semana foi tão parada que os donos resolveram tirar a quinta-feira, 28, de folga para resolver problemas pessoais. No entanto, na sexta, 29, eles abriram-na normalmente. Para passar o tempo, o casal brincava de palavras cruzadas. Silvio escrevia na tradicional revista de papel, já Odete se aventurava no seu tablet. “Só assim para passar o tempo”, explica ela.

Enquanto a reportagem conversava com os donos da cantina, apenas um rapaz apareceu para comer um pão de queijo e tomar um cafezinho. No total, eles já tinham vendido na sexta-feira três salgados, três pães de queijo e um salgado. Caso as coisas permaneçam desse jeito, Silvio e Odete correm o risco de fecharem as portas.


Fotos: Bernardo Ferraro