Abertura da SECOM 2014 traça os desafios do futuro comunicador

Jornalista do Canal Futura, Juli Wexel, afirma utilizar a informação e a reflexão como forma de interagir com a comunidade

por Igor Imediato


Os desafios para uma produção colaborativa nos tempos de rede foi o tema da abertura da 34ª Semana da Comunicação da Universidade de Taubaté, realizada na noite do dia 25 de agosto. Na oportunidade, o Departamento de Comunicação Social recebeu a jornalista, editora, produtora e apresentadora do Canal Futura, Juli Wexel.

A comunicadora iniciou a discussão explicando sobre o Futura, aonde desenvolvem um trabalho sócio-educativo. Assim, Juli procurou encorajar os alunos presentes de maneira a propor uma reflexão sobre a que espécie de comunicador e mediador você pretende ser mediante a todas as novas plataformas de comunicação presentes. Neste caso, tornando-se este um desafio profissional para cada um. “Às vezes você usar de recursos tecnológicos pode tornar bacana alguma coisa que daqui a pouco, em essência, será que é tão interessante assim?”, questionou a jornalista. 

De acordo com a profissional o Canal Futura não está interessado em dar qualquer tipo de “furo” jornalístico em tempo real, e sim de utilizar a informação como forma de reflexão às pessoas. “O desafio hoje é se reinventar. É nítida a tentativa de tornar mais sociais as pautas. Porém, agora, precisamos visualizar um novo desafio, que é o do Comunicador saber dialogar com as novas mídias e interagir com o seu público”, destacou. 

Além de estar preparado para interatividade dos meios de comunicação e também para atuar com as mídias sociais, o aluno e futuro comunicador deve conhecer o seu público e o meio social em que vive, como avaliou o professor de telejornalismo da UNITAU, Robson Monteiro. “Só assim poderá se estabelecer e produzir uma comunicação objetiva e eficiente, capaz de levar esse público a pensar, refletir, analisar e concluir algo em seu benefício". 

No encerramento do evento alunos e professores aproveitaram para perguntar algumas curiosidades e sanar dúvidas com a jornalista, que distribuiu como lembrança a todos um manual desenvolvido pela emissora sobre Telejornalismo educativo e Produção em rede.

Fotos: Aguinaldo de Jesus/UNITAU