Seriados americanos invadem o Brasil

Por Yasmim Mattos e Fernando Vital

Não é de hoje que os seriados americanos fazem grande sucesso em terras tupiniquins, mas é notável o crescimento de público que assistem os chamados “enlatados americanos”.

O primeiro seriado a ser exibido no Brasil foi o western A rapariga misteriosa” (Lucille Love, Girl of Mystery), com exibição somente em São Paulo, no ano de 1915. De lá pra cá muitas séries passaram a serem assistidas e apreciadas pelo público brasileiro, chegando a influenciar na cultura do país.

A arquiteta Carla Andréa tem 45 anos, se confessa uma amante de seriados americanos e conta que desde pequena acompanhava vários deles. “Quando era criança, assistia a maioria dos que passavam na televisão, meus seriados preferidos eram ‘Jeannie é um Gênio’, a ‘Feiticeira’, ‘As panteras’ e ‘Agente 86’, passei a vida toda assistindo seriados, hoje em dia meu preferido é ‘Bones’ (sobre investigações criminais), e ‘Revenge’ (que há pouco estreou na rede globo)”.

No fim dos anos 1990 a TV por assinatura começou a se popularizar no Brasil, e com ela a oportunidade de assistir a um maior número de seriados americano, dessa vez em seu idioma original, com legendas. “O seriado acaba sendo um passatempo, um hobbie, uma forma que eu encontro para me distrair e ainda treinar meu inglês”, explica Lays Féres, de 20 anos, uma apaixonada por séries, que atualmente assiste oito por semana.

Hoje em dia a maioria dos seriados americanos chegam a Televisão brasileira, às vezes com atraso de apenas uma semana em relação a exibição nos Estados Unidos. É uma globalização dos conteúdos televisivos de entretenimento, e os jovens atualmente estão cada vez mais globalizados em relação aos seriados do Tio Sam.




“Barrados no Baile” e “Friends”. Marco na história televisiva mundial
O sucesso do seriado “Barrados no Baile” (Bervely Hills 90210), de 1990, foi tanto que a série é considerada um marco na história televisiva não só americana como mundial, já que o seriado foi exportado para diversos países. “Barrados no Baile” influenciou toda uma geração desde as roupas, corte de cabelo e o jeito de falar, todos assistiam e queriam viver como aqueles jovens de Bervely Hills. No Brasil a serie era exibida aos sábados, e fazia com que uma multidão de adolescentes ficassem em casa no sábado a tarde para acompanhar o desenrolar da trama. A história durou 10 temporadas, acabando em maio de 2000.

Outro marco de uma geração é Friends, a série faz sucesso até hoje, com reprises de episódios em dois horários diferentes no canal por assinatura Warner. A história dos seis amigos que moram em Nova York agrada nove entre dez fãs de seriados. Friends durou 10 temporadas, exibidas entre 1994 e 2004, e é considerada por muitos a melhor série de comédia de todos os tempos.

Os sucessos de hoje
Entre os seriados atualmente exibidos, os preferidos do público americano são as comédias “The Big Bang Theory”, “Two and a half man”, Two Broke Girls”,  “New Girl” e “How I met your Mother”, e os dramas “Grey’s Anatomy”, “Once Upon a Time”, “Glee”, “Revenge” e “Bones”.

A vingativa ‘Revenge’
A mais nova aposta da Rede Globo, a maior rede de televisão brasileira é o seriado Revenge. A trama, inspirada no clássico ‘O conde de Monte Cristo’, conta a história de Amanda Clarke, que adulta muda seu nome para Emily Thorne, uma mulher que quer se vingar de todos que condenaram injustamente seu pai, David Clarke, pela explosão de um avião, quando Amanda/Emily era apenas uma garotinha.

Revenge estreiou no dia 15 de abril, logo após o dominical Fantástico, e desde então vem conseguindo bons índices de audiência para a Globo garantindo o primeiro lugar no ibope. Em sua estréia, Revenge marcou 15 pontos e desde então tem marcado de 13 a 15 pontos de audiência, superando o seu maior concorrente do horário, o ‘Programa Silvio Santos’, do SBT.

Tanto sucesso fez com que o canal pago Sony, que originalmente exibe a série no Brasil, reprisasse a primeira temporada do seriado, diariamente a partir das 22h.

O canal americano ABC exibiu em 2013 a segunda temporada de Revenge, que é uma das séries mais assistidas dos Estados Unidos, e vai ao ar também nas noites de domingo.


Confira a opinião do profº e sociólogo Mauricio Rêgo sobre o tema no Podcast.