CIDADES
TURÍSTICAS DRIBLAM O ÊXODO DOS TURISTAS PARA EVITAR PREJUÍZOS
Por Gisele Melo e Rafael Ollimpio
Chega o
mês de setembro e com ele a baixa temporada de turismo nas cidades da Serra da
Mantiqueira. Mas, pra quem gosta de temperaturas mais amenas e de promoções
setembro é perfeito para um passeio em Campos do Jordão. Entre agosto e dezembro, as diárias de hotéis
e pousadas na região podem cair até 50% em comparação a julho, quando acontece
o famoso Festival Internacional de Inverno. E, ao menos até setembro, as
temperaturas na chamada "Suíça brasileira" ainda permanecem em torno
dos 10°C.
A pediatra Catarine de Albuquerque Lins, 43
anos, afirma que essa é a melhor época para visitar a cidade. “Eu gosto muito
da cidade, em especial nessa época que as baladas não funcionam, as lojas e os
restaurantes estão mais tranquilos e as diárias com ótimos preços”, garante a
médica.
Os
comerciantes se adaptam a esse período traçando estratégias em busca de atrair
e clientes nessa fase desafiadora para a
cidade turística. A recepcionista da Pousada Três Pinheiros, Amanda Posso
Antonelli salienta que o jeito é baixar os preços. “No mês de julho (alta
temporada), os pacotes para o fim de semana entre sexta e domingo estava em
torno de R$800,00 a R$1.000,00 reais. Para a baixa temporada, decidimos
diminuir o valor da diária por casal que caiu para R$390,00.”
Essa época também é conhecida como o mês da
liquidação: as roupas de frio agora estão mais baratas. Bianca Moraes,
engenheira, 33 anos, veio do Rio de Janeiro para fazer
compras e se preparar para o próximo inverno. “Comprei muita coisa, roupa de
frio, casaco para as crianças e para o marido, os preços estão ótimos. Ano que
vem não preciso comprar nada, já estou preparada quando voltar a Campos”
ressalta a carioca.
Além de
liquidar as peças de inverno é a oportunidade de renovar o estoque. A
comerciante Vera Goes, 63 anos, trabalha há 29 anos com a venda de acessórios e
roupas de inverno e meio estação. Ela revela que
mesmo nesse período os turistas ainda procuram peças de qualidade a baixo
custo. “Temos que vender, mesmo que o lucro seja menor, precisamos sobreviver.
Eu vivo do comércio e é muito difícil manter uma posição estável sem fazer uma
(liquidação) e chamar a atenção dos turistas”, conta a vendedora.
Essa realidade
não está presente apenas em Campos do Jordão. Grande parte das cidades
turísticas que conhecemos enfrenta dificuldades para se manter uma vez que a
economia gira em torno dos serviços oferecidos para atrair os turistas. No
inverno é a vez das cidades serranas. Já no verão é a oportunidade dos
municípios litorâneos se aquecerem para o período de baixa temporada. Quem
aproveita tudo isso é o turista, que sempre é recebido com liquidações e promoções
que garantem o emprego de muitos em épocas de baixa e alta temporada.

