Merchandising é forte influenciador no poder de opinião das pessoas

Por: Karol Alberton


No filme Tropa de Elite, até hoje a maior bilheteria no Brasil, a patrocinadora da produção, a operadora “Claro”, mostrava o personagem Capitão Nascimento fazendo uma vídeo conferência entre um celular e um computador. O símbolo da empresa aparece na cena o tempo todo. O que vimos no filme à indústria Hollydiana já fazia há muito tempo. Colocar produtos inseridos no contexto novelístico, o que no Brasil recebeu o nome de merchandising. 
Merchandising são atividades comerciais e econômicas realizadas na TV com o propósito de que o produto exerça ação de venda, motivação e também venha a influenciar as decisões de compra dos consumidores. Em inglês, merchandising significa mercador, portanto significa destacar a mercadoria. Originada do termo francês merchand, a palavra inglesa merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias". 
No Brasil o “merchan”, como é chamado nos meios publicitários, faz grande sucesso na telinha, aparece em programas e principalmente em novelas e filmes mostrando a marca de certo produto uma ou mais vezes, ou fazendo parte do diálogo, da vestimenta ou do personagem fazendo o manuseio dele. Pode ser tanto de forma implícita como explicita. 
Nos programas de TV é assim que acontece. No programa “Boteco na TV” da Rede Record regional, o apresentador Luiz Carlos Mello Jr, diz que “O merchandising muitas vezes é uma forma de diminuir custos de produção.”Existem dois critérios para escolher os merchans em um programa de TV: alguns colocam todos os patrocinadores que queiram anunciar, outros aceitam apenas um de cada seguimento. 
 Nos programas Caldeirão do Huck da Rede Globo, Domingo Legal do SBT e O Melhor do Brasil da Rede Record, são utilizados merchans de seguimentos variados, até porque eles são inseridos nos quadros dos programas, e por vezes, além do dinheiro, o seu produto mesmo entra no contexto. Por exemplo, o quadro “Construindo um Sonho”, do Domingo Legal, em que uma marca alimenticia, além de fazer seus comerciais, também disponibiliza toda sua linha de produtos para a família vencedora do quadro. Várias linguagens são utilizadas nos merchans: símbolos, signos e mensagens ocultas são utilizadas com o objetivo de persuadir o telespectador. No programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, os merchans fazem parte do cenário do programa e são veiculados em forma de brincadeiras e jogos da atração. 
Reality show patrocinado por marca de café 
André Menegatti, Diretor na empresa Esffera Filmes, de São José dos Campos nos explica que os valores de uma exibição de merchanssãocalculados de acordo com o número de telespectadores ou a audiência do programa. “Os programas assumem o horário na grade da emissora em que seu público costuma assistir TV. Por isso, cada programa pede um valor diferente, baseado na sua audiência e no tempo de exibição do produto ou serviço que o anunciante for exibir.” 
Marcos Roberto Silva Toleto, proprietário de uma agencia de merchan, fala que não existe uma tabela para o cachê do apresentador. “Uma referência para se falar sobre isso está baseada na área de cobertura em que vai ser exibido o comercial e o GRP que é um controle da TV sobre o ibope de cada programa. É importante ter como base também a emissora em que vai ser veiculado o material, o tamanho da reserva de mídia (valor investido) com base nisso e com bom senso entre as partes você poderá ter um valor justo.” E em relação a ter um apresentador com nome mais conceituado do que outro, Marcos completa “Nem sempre o apresentador é importante porque existe casos que pessoas desconhecidas fazem o merchan. Pessoas nunca vistas que entram e fazem a apresentação por indicação do cliente ou por ego da agência”.  Para um merchan obter o sucesso esperado, devemos nos preocupar com o seu planejamento e é de suma importância saber a diferença entre merchan e propaganda. O professor de publicidade e propaganda na Universidade de comunicação UNITAU José Maria Silva Junior, explica que o merchandising e a propaganda são muito diferentes, não tem nenhuma relação especifica. A propaganda ou publicidade é todo o trabalho desenvolvido através de campanhas publicitarias, que são os anúncios, para jornais, para revistas e principalmente para a televisão. Já o merchandising é a ação promocional diretamente no ponto de venda. A ação promocional de TV é desde a colocação de um adesivo no chão, de mobiles, ilhas de produtos, faixas de gondolas, tudo o que chama a atenção do consumidor na hora da compra. “A principal diferença é que a propaganda leva o consumidor ao ponto de venda, você vê um anuncio bem feito, se interessa pelo assunto e se desloca até a loja. Já o merchandising você já esta no ponto de venda por algum motivo, acaba sendo envolvido e comprando produtos que, quem sabe, não estava precisando, mas através desse envolvimento e a força do merchan acaba adquirindo”, especifica José Maria.
 O que aparece na televisão, por exemplo, frequentemente está em novelas, apesar de ganhar o nome de merchan, segundo José Maria, é uma propaganda indireta. “O ator vai pegar seu carro no estacionamento é um carro da Kia, vai pagar uma conta em um restaurante com o cartão Master Card e assim por diante.” esclarece.

Confira o áudio no Podcast.