Poder acompanhar todo e qualquer comentário gerado nas mídias sociais é bom para qualquer empresa, principalmente para aquelas que entraram recentemente nesse universo. Apesar de muito se falar sobre essa questão, ainda há uma grande confusão sobre como utilizar as mídias sociais a favor de uma organização.
Quando começaram a surgir, as redes sociais foram mal vistas pelos pais que viam seus filhos passar horas em frente ao computador. Aos poucos as redes foram mudando, e os interesses dos usuários também.
Hoje acrescenta mais atividades,currículos são cadastrados e servem para diferentes profissionais expressarem suas opiniões de maneira liberal. Com as empresas aconteceu a mesma coisa.
A visão sobre os aspectos positivos que essas redes poderiam trazer foram modificadas, amadureceram, e hoje elas utilizam as redes sociais para inovar e para vender a diferentes públicos de diversas regiões.
Para o especialista em Comunicação Social e professor de Publicidade e Propaganda, Josué Brazil, as redes sociais estão propondo oportunidades para as pequenas empresas. “É uma maneira mais fácil e melhor de acessar o público, principalmente por ter um custo muito baixo, favorecendo suas possibilidades”, afirma.
No entanto, o marketing nas mídias sociais vai muito além. Ele pode ser dividido em dois grupos de atividades: o gerenciamento da presença nessas mídias, estabelecendo o que deve ser transmitido e como deve ser feito, e o monitoramento, que controla o que está sendo publicado sobre a empresa no mercado.
Esses dois grupos de atividades são completamente distintos e independentes. Mesmo que sua empresa não queira estar presente nas mídias sociais, os internautas irão falar sobre ela, já que cresce cada dia mais sua importância e utilização.
Para ela, o Instagram é uma das melhores mídias sociais que facilitam o acesso aos produtos. “Por ser mais visual, o Instagram é mais direto. As pessoas não se perdem como acontece no Facebook, no qual há muitas publicações, o que muitas vezes, acaba atrapalhando a divulgação dos produtos”, diz.
Além de gerar efeitos positivos para os negócios, a fiscalização sobre o que é publicado em relação à empresa, pode ser facilitada. É por esse motivo que cada empreendimento deve ter um gestor para essa função, até mesmo porque, segundo o publicitário Josué Brazil, o melhor caminho é a terceirização, a contratação de um serviço especializado em redes sociais.
Dessa forma, o profissional saberá lidar com diferentes situações, em que um usuário possa fazer alguma crítica na página ou em comentários relacionados á empresa.
É este mundo que as empresas agora precisam aprender a dominar: um mundo onde cada pessoa influencia e é influenciada de incontáveis maneiras, e o usuário comum ganha tanta voz quanto as grandes organizações.
O que aparentemente soa como nocivo ao mundo corporativo é na verdade um grande avanço no relacionamento entre as empresas e seus consumidores. Um avanço que, se pensado de forma correta pode ajudar a fortalecer a imagem e a reputação das corporações.
Destaque nas redes sociais
A atuação das empresas nas redes sociais está cada vez maior, e a necessidade de interagir e se aproximar dos usuários também. Mas para que isso ocorra de maneira eficiente, são necessários alguns cuidados para que a página seja a predileta dos internautas.
Criatividade, interatividade e atualidade são imprescindíveis para que o usuário acesse sua página e fiquei curioso para conhecer a empresa. Por isso, é preciso que os assuntos estejam sempre ligados a todas as publicações, para não fugir do objetivo da marca.
Foco e público-alvo também são aspectos importantes, mas merecem muita atenção. Nesses casos, é necessário que o gestor de redes sociais sinta no dia a dia quais usuários mais frequentam a página, quais são seus interesses e o que esperam da marca.
As crises também vão surgir, e é nessa hora que as ações devem ser tomadas com cautela. Clientes insatisfeitos, reclamações e questionamentos não podem ser deixados para trás, todos os comentários tem que ser levados em conta e respondidos o mais rápido possível.
Por trás de todas essas pequenas ações realizadas diariamente com o cliente, sejam elas positivas ou não, está a identidade e a imagem da empresa, que só pode ser construída aos poucos.