Reciclagem ameniza o problema do lixo no mundo

Por: Karol Alberton

Reciclar papel, plástico, metal e vidro significa transformar objetos que aparentemente são considerados como lixo, em matéria-prima para a fabricação de novos produtos, produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
            Além das vantagens econômicas da reciclagem, é de suma importância para o meio ambiente esse procedimento, pois a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Mas o Brasil não está longe dessa realidade, constantemente empresas são cobradas para que tenham posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente.
            Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
             Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. Além de colaborar com nosso planeta, outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já é uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
            Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
            Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.
            Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. A dona de casa Elisabete Lemes, de Campos do Jordão-SP que é adepta da reciclagem fala que em sua casa a redução de lixo é grande e que passou essa ideia para seus filhos “Lá em casa, o lixo é praticamente zero, os recicláveis eu lavo, seco e levo ao posto de coleta seletiva e os orgânicos eu enterro. Sinto-me feliz em estar colaborando com o meio ambiente”. Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece, o lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
            Muito perto de Campos do Jordão, se encontra a cidade de Pindamonhangaba, que foi considerada a capital nacional da reciclagem do alumínio. O título foi concedido pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) em 2003 e logo na entrada da cidade, às margens da Via Dutra (que liga São Paulo e Rio de Janeiro) está instalada uma escultura feita em alumínio, que tem 4,5 metros de altura, representando o símbolo internacional da reciclagem do metal. A obra é do escultor Hans Goldammer, catarinense radicado em São Paulo e foi confeccionada com chapas de alumínio.
            As empresas de reciclagem sediadas em Pindamonhangaba têm capacidade para processar cerca de 170 mil toneladas de sucata de alumínio, ou seja, aproximadamente 70% de toda a sucata recuperada no Brasil. A escolha das empresas se deve, entre outros fatores, à localização privilegiada da cidade, encravada entre os dois maiores centros urbanos do País - São Paulo e Rio de Janeiro, e à infraestrutura oferecida pelo município, que vem investindo forte na expansão industrial.
            Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
            Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.


E porque não citar o Reaproveitamento de alimentos, confira detalhes na matéria de Barbara Rocha.