Símbolos da Jornada Mundial da Juventude esteve em Taubaté

Por: Simone Hodziesz

Os Jovens de Taubaté, vivenciaram a peregrinação dos Símbolos da JMJ por toda a diocese. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegaram em 1º de abril na cidade e permaneceu até o dia 7 de abril.
O destaque foi o Bote Fé Taubaté, que aconteceu na Avenida do Povo, no último dia da peregrinação. A Santa Missa contou com a presença do clero local, onde houve um espaço para adoração permanente ao Santíssimo Sacramento, atendimento a confissões e apresentações musicais com artistas de renome nacional, como Vida Reluz, Dominus e Eugênio Jorge. A expectativa da diocese é ter a presença de aproximadamente 10 mil participantes. Segundo o setor da Juventude da diocese, para participar da jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, o jovem tem que montar um grupo de no mínimo 3 pessoas e no máximo 50, e se inscrever no site oficial da jornada no Rio.


Após isso, imprimir o boleto e pagar, R$ 515 por pessoa (isso inclui lugar pra dormir, comida, transporte e um kit peregrino, na semana inteira.)
A peregrinação aconteceu durante toda a semana na diocese, onde todos os decanatos celebraram a passagem da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora. O Bote Fé iniciou pela manhã e términou à noite. Os artistas locais que se apresentaram durante o dia foram desde o ritmo eletrônico com DJ Robson, ao rock da Banda Fator C, passando pelo samba da Exalta Cristo. Após uma solenidade de acolhida da cruz e do ícone acontecerá, e com a celebração da Santa Missa do Domingo da Divina Misericórdia, presidida pelo bispo diocesano, Dom Carmo Rhoden.
Após a celebração aconteceu o envio dos Símbolos à Diocese de Lorena e, em seguida, os shows
continuaram, subindo ao palco as bandas Vida Reluz, Dominus e Eugenio Jorge. Todas as comunidades incentivaram seus jovens para participar do evento, “O Bote Fé é uma expressão de fé, a juventude católica reunida para celebrar essa fé em Cristo, queremos mostrar para o mundo que a Igreja é viva e é jovem”, afirmou padre Cleber Sanches, Coordenador das atividades da JMJ na Diocese. Na comunidade da Igreja Santo Agostinho, no bairro do Cecap I, um grupo de jovens com 13 integrantes irão participar da Jornada mundial da Juventude no Rio de Janeiro. “Eu carreguei a cruz, em todos os bairros de Taubaté”, disse Jéssica Almesi, que está ansiosa para estar no Rio de Janeiro, participando da Jornada Mundial da Juventude, junto ao Papa Francisco.
O evento Bote Fé, foi gratuito e todos os jovens foram convidados especiais dessa festa, principalmente aqueles que irão à Jornada Mundial da Juventude, em Julho, no Rio de Janeiro.