Esporte na Educação Física e sua importância na sociabilização
Por Gisele Melo
Geralmente a Educação Física é vista como uma disciplina complementar e menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa.
É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias. A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes.
Capacita o aluno a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
De acordo com o professor de Educação Física Gerson Victorino de Souza, a atividade física e a prática esportiva nas escolas ajudam o jovem a trabalhar em conjunto, a socializar. ‘’ O esporte na vida do aluno é umas das formas de conseguir trabalhar um conjunto de possibilidades existentes no mundo atual, como a agressividade, por exemplo’’, afirma.
Antigamente essa disciplina era tida como um momento destinado para a prática de ginástica, com o objetivo de trabalhar o corpo e isso era associado a vida saudável. Após muitas intervenções, a prática deve trabalhar suas próprias especificidades e se relacionar com outros componentes curriculares. Para a graduanda de Educação Física Jéssica Cristina Salvador, esporte e atividade física estão intimamente ligados. ‘’ Em algumas situações a escola é o lugar onde a criança ou jovem tem o primeiro contato com o esporte, por isso os profissionais devem estar atentos para que seja proveitoso e traga benefícios para a formação dos praticantes’’.
O esporte é uma grande ferramenta utilizada para transpor limites e trabalhar conceitos e valores dentro de uma sociedade imediatista que tem em mãos uma das chaves para a sociabilização.
