Por Marília Silveira
Muita gente acredita, ainda hoje, que as aulas de Educação Física Escolar são apenas um momento de lazer e desconcentração nas escolas. E, por isso, não se dá importância a essa disciplina essencial no currículo, já que é responsável pelo desenvolvimento das crianças. Além disso, o exercício físico ainda é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano.
Segunda Luciana Vieira, professora da disciplina, a escola é único lugar em que os professores
garantem que todas as crianças terão um tempo dedicado à instrução. “As aulas de Educação Física na escola são diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa porque elas são instrutivas” afirma.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática de esportes, com a finalidade apenas de diversão. O que deve ser trabalhado atualmente é o desenvolvimento do aluno, e estimular a pratica de fazer exercícios e trabalho em grupo.
O profissional deve ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. A Educação física na escola é um campo bem amplo para trabalhar o desenvolvimento do aluno.