O projeto voluntário busca apoio para crescer e realizar os sonhos da criançada
Por Luciana Corrêa
Os meninos da Vila Sodipe, um bairro simples de Campos do Jordão, buscam o sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol, todo sábado e domingo, das 8h às 10h, eles se encontram para os treinos no campo da vila. O treino é gratuito e conta com cerca de 30 crianças entre 07 e 12 anos, que compartilham da mesma vontade.
José Josivan da Silva Inácio e Valdemir Soares da Costa, mais conhecido como Chiba, são os treinadores voluntários do time que faz parte da Associação do bairro da Vila Sodipe. Segundo José Josivan os treinos acontecem ha aproximadamente 10 anos e sem patrocínio, os apoios que eles recebem são da Associação do bairro, dos pais dos jogadores e da padaria da vila, que em alguns jogos doa pães para as crianças tomarem lanche.
Jair Amorim Pereira foi treinador voluntário do time da Vila Sodipe e hoje em dia é olheiro, que no
futebol é a pessoa que procura jogadores para o time no qual trabalha para esse jogador se tornar um novo talento. No caso do Sr. Jair ele não trabalha para nenhum time específico e ao achar um novo talento ele tenta colocar esse jogador em times de cidades vizinhas ou times maiores de outros estados, para ele o futebol muda a vida dos jovens e principalmente dos que tem algum envolvimento com drogas e álcool.
O olheiro já mudou a vida de alguns meninos que usavam drogas e pelo futebol encontraram um novo caminho para seguir. “Sempre estou disposto e sou voluntário para tirar os jovens das ruas e realizar seus sonhos através do futebol”, afirmou Sr. Jair.
Um exemplo é a história de um jogador que o procurou pedindo ajuda para largar as drogas e voltar a fazer parte da sociedade por meio do esporte. Sr. Jair deu um voto de confiança para o rapaz e até chegou a mentir para os avaliadores dizendo que era parente dele para que o mesmo participasse da peneira, que é a seleção que os clubes fazem para descobrir novos jogadores para seu time. A chance que Jair deu para o esse jovem mudou totalmente sua vida, ele passou no teste e hoje em dia está em outra cidade em um time base do interior construindo sua carreira e livre das drogas, comentou o jogador ao escrever uma carta de agradecimento para o homem que um dia deu uma chance e acreditou na sua vontade de mudar.
Histórias como essa vira e mexe aparecem no meio desses bairros e jovens carentes, que muitas vezes estão perdidos e isolados da sociedade por falta de alguém que confie e ofereça alguma oportunidade de mudar.
A Associação do bairro está sempre apoiando não só o futebol como outros esportes e atividades para a comunidade e principalmente para os jovens, sempre com a intenção de oferecer um futuro melhor por meio da cultura, educação e o esporte. “Para treinar no time da Vila Sodipe a criança não precisa ser um craque, o importante é que ela se interesse e se esforce nos treinamentos para um dia alcançar os seus objetivos, seus sonhos”, comentou Cristiano Pereira da Silva, Presidente da Associação.
Fotos: Luciana Corrêa
Fotos: Luciana Corrêa


