Festival de cinema de Veneza

Por Fabiana Mosna

O Festival de cinema de Veneza foi o primeiro festival a surgir e entre altos e baixos existe há 80 anos. O objetivo é premiar os melhores destaques e profissionais.Este ano aconteceu a 69º edição do Festival e apresentou cinquenta títulos de filmes originários de vários países.

O Leão de Ouro (maior prêmio) foi entregue ao filme sul-coreano Pietá, do cineasta Kim Ki-duk. O diretor afirmou que seu filme é uma crítica ao “capitalismo extremo” e que o dinheiro foi o “terceiro ator” do filme. O título do filme faz referência à escultura de Michelangelo de nome Pietá. Kim-duk disse que viu a estátua duas vezes e passou a admirar aquela “obra-prima”.

Mesmo não tendo ganhado o Leão de Ouro um dos filmes mais esperados pelos telespectadores é o "The Master", o cineasta norte–americano Paul Tomas Anderson conta a história de um fundador de uma seita que passa a ser conhecido como “o mestre”. O drama foi inspirado no fundador da cientologia Ron Hubbard. The Master arrecadou o prêmio de melhor diretor e melhor ator que foi dividido entre os dois protagonistas. 

O festival também contou com três filmes sobre fé que disputavam grandes prêmios. Os queridinhos foram: “To the Wonder” sobre os polêmicos chamamentos a um Deus católico, “The Master” já comentado e “Apres Mai” sobre a esperança no futuro. Tudo indica que preferência pelo tema tenha a ver com o te,pó que estamos vivendo e a não perspectiva de molhorias. 

Outro destaque foi o filme de Marco Bellocchio, “Bella Addormentada” (Bela adormecida). O longa é baseado em uma história real de grande repercussão na Itália e relata a luta de um pai para desligar os aparelhos da filha, que ficou 17 anos em coma. As relações da eutanásia foram tão extremas na Itália católica que Bellochio resolver desenvolver a história. 

 Ao contrário de outros festivais, os jurados do festival de Veneza procuraram discutir com muita sabedoria as propostas dos filmes apresentados e não premiá-los referente ao país que foi originado e sim pela qualidade e desenvolvimento.

Confira a lista dos filmes premiados.
Confira também a matéria sobre Cinema Brasileiro de Camila Marson.