Fast-Food uma comida de todos

Taubaté

Juliano Marcílio

Quando se fala em fast-foods(comida rápida), logo se pensa em grandes cidades, shoppings e falta de tempo, mas nem sempre a comida rápida represente essa ideia. De alguns anos pra cá as pessoas passaram a optar pelas comidas semi-prontas ao invés dos tradicionais restaurantes, que servem arroz e feijão. Essa mudança não aconteceu apenas pela falta de tempo como é lógica do mercado, mas sim pela popularidade, mudança de hábitos das pessoas e facilidade.

O fast-food também tem o seu lado ruim, esse tipo de refeição virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food ("comida lenta"), e teve sua origem na Itália, no ano de 1986. Aqui no Brasil especialistas também são a favor de uma alimentação mais saudável. 

Os restaurantes de comida rápida, não são apenas uma característica das grandes cidades, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba essa moda já pegou, mas não ainda como nos grandes centros urbanos. Hoje as redes de restaurantes não estão presentes apenas em shoppings como há alguns anos, hoje há muitas lanchonetes de ruas, e elas não se prendem ao centro das cidades, elas estão pelos bairros também. 

Com o passar do tempo, mesmo com o crescimento e monopolização das redes alimentícias, alguns microempreendedores se arriscam nesse mercado, claro adaptando-se com a realidade local, a maioria desses microempresários acabam se dando bem, a exemplo disso temos a Lanchonete Escondidinho Lanches, que fica em Tremembé, e é referencia no mercado dos hambúrgueres, o lugar conhecido em todos da região. O diferencial do estabelecimento é uma maionese que nenhum outro lugar tem igual. 



A Região Metropolitana do Vale do Paraíba clama por outros tipos de restaurantes... O mercado das comidas prontas ainda poder e crescer e melhorar muito, consertando e ajustando algumas falhas. A maioria dos restaurantes mesmo sendo redes apresentam características diferentes de acordo com o país, estado e cidade, isso desagrada os clientes mais exigentes que não gostam de variações no sabor da comida. Nos Estados Unidos os restaurantes vendem refrigerantes em forma de refil, onde o cliente pode beber a vontade enquanto se alimenta, aqui no Brasil esse serviço é oferecido apenas por uma rede de restaurantes, e mesmo assim não é a mesma coisa. Esse tipo de adaptação não é bem vinda pelos consumidores. 


Na região, as opções dos cardápios são diversas, vão desde os tradicionais hambúrgueres até pratos de origem árabe, passando por pizzas, pasteis e lanches naturais, há comida para todos os gostos e bolsos.

Clique aqui e confira alguns dos restaurantes de rua da região.