Viver o presente pensando no futuro, não é cedo demais para isso
Por Érica Bettoni
A aposentadoria é um tema presente na vida de muitas pessoas, e se na sua ainda não é, um dia será. Numa sociedade com crescente expectativa de vida, muitos estão chegando à idade de se aposentar, um momento que traz mudanças, para as quais algumas pessoas ainda não estão prontas. Diante desse cenário, empresas se preocupam em ajudar seus funcionários a encarar a aposentadoria com tranqüilidade, sem a preocupação de um “fim da carreira funcional”.
Eva Costa, 56, é técnica do Seguro Social na Receita Federal de São José dos Campos. Tendo tempo de serviço suficiente para se aposentar, ela participou do curso e divide sua experiência: “Antigamente as pessoas pensavam que o aposentado era uma pessoa que não queria mais nada com a vida. Hoje e visão é outra, a gente se aposenta quando quiser. Os cursos vêem ajudar quem ainda não está planejando o futuro e animar quem já tem ideia do que fazer ao se aposentar”. Eva conta que já planeja sua aposentadoria, mas que não irá se aposentar tão cedo. “Eu gosto de trabalhar, dividir conhecimentos com meus colegas, estar atualizada. Além disso, não me acostumei a ser dona de casa”. Eva tem dois filhos na faculdade e este é um grande motivo para ela não deixar de trabalhar, ainda mais por ser viúva.
Os PPAs vêem de encontro com a mudança na visão das pessoas em relação à aposentadoria. Agora a aposentadoria está sendo encarada como o momento que a pessoa se permite viver, curtir os resultados de seu trabalho. É a hora de relaxar e dedicar seu tempo ao que você realmente gosta, seja cursos, outros trabalhos, viagens, ou até mesmo faculdade.