Mercado de trabalho começa a investir em idosos


Mercado de trabalho começa a investir em idosos


Terceira idade surge com um “novo” perfil de funcionários, onde a experiência é essencial, atraindo a atenção de grandes empresas


Por Felipe Palhares


O mercado de trabalho para os jovens que acabam de se formar é muito competitivo, há muita concorrência, e isso dificulta o ingresso no mercado. Porém depois que entrar, o objetivo é formar uma carreira sólida na maioria das vezes e quando der a hora, ter uma aposentadoria segura.

Depois de aposentados, ou ainda nem aposentados, muitas pessoas, consideradas da “3ª Idade”, não deixam de trabalhar, porém, será que o ingresso nessa idade é fácil, ou melhor, será que existem oportunidade para eles?

Algumas empresas começaram a olhar para eles, e surgiram algumas iniciativas de contar com os serviços dos idosos, como por exemplo, a Pizza Hut, que possui um programa chamado “Programa Atividade”, abriu 50 vagas no estado de São Paulo, exclusivas para o público da terceira idade, que possui inclusive um plano de carreira. Outro fato interessante é que 10% do quadro de funcionários dessa empresa são idosos.

A mesma iniciativa foi da empresa Pão de de Açúcar, que abriu um processo seletivo de novos funcionários, exclusivo para os idosos. Os requisitos eram ter mais de 55 anos, ter no mínimo o primeiro grau completo e disponibilidade de horário.

Isso mostra que a preferência pela experiência no mercado de trabalho, seja qual for ramo, se mostra necessário na escolha de um novo funcionário.
O site www.portalterceiraidade.com.br oferece conteúdo exclusivo para o público idoso, e possui um mural de vagas de emprego, onde as empresas interessadas em contar com a terceira idade podem deixar as oportunidades a disposição para que os mesmo se candidatem.

Claudia Monteiro é responsável pela área de Recursos Humanos da empresa Intermariner Comercial Ltda, utilizou o site para a busca de candidatos da 3ª idade, para a vaga  de auxiliar administrativo de vendas e segundo ela pessoas com mais 40 ou 50 anos tem mais responsabilidade e um conhecimento maior pelas experiências vividas no próprio dia a dia.

“Já tive funcionários jovens, porém eles são muito volúveis, inconstantes e querem mudar toda hora, conhecer novas áreas, novas profissões e assim não nos dão segurança em contratá-los”, disse Claudia.

Para aqueles que possuem uma vida ociosa, seja aposentado ou não, ou queira ganhar uma renda extra, a procura de empresas com interesse em contar com os serviços de idosos existe, não é uma boa idéia voltar a “colocar a mão na massa”?