Idosos x Familiares = Intolerância


Por Gabrielle Oliveira

A intolerância prejudica a convivência dos idosos com seus familiares e sociedade.Todo mundo conhece pessoas que já passaram dos 20,30 e 60 anos. Quem não tem mãe, avó ou bisavó na 3° idade? Mesmo sabendo que todos passaremos pelo processo natural da vida: nascer, crescer e envelhecer, muitos acham que os idosos são pessoas inferiores.  Para muitos não “servem” mais para “nada”.

É triste acreditar em pessoas  “pobres de espírito”, que agem dessa forma, mas é o que mais vemos no nosso dia a dia. Maria de Fátima Nazaré, de 73 anos, que reside na cidade de Taubaté há mais de 40 anos,vive em um asilo da cidade, que a própria filha a colocou, pois não tinha mais paciência para cuidar de uma idosa, “cheio de manias”, como ela própria se defini.

“Minha filha e meus outros 2 filhos,quando eu era mais nova sempre cuidaram de mim,mas quando eu comecei a ficar mais velhinha e com problemas de saúde,já não tinham mais paciência comigo. Entendo que sou cheia de manias,mas não faço mal a ninguém,e sempre os amei mais do que tudo nessa vida,e agora olha o que eles fizeram comigo? Graças a DEUS sou muito bem tratada nesse asilo,assim ameniza o meu sofrimento.” Desafa Fátima.
Fátima vive em um asilo de alto nível em Taubaté, com isso, melhorando as suas condições de vida,pois lá é oferecido enfermeira particular,comida da melhor qualidade e todo o cuidado e conforto que ela precisa,já que não é possível ter o carinho e conforto da própria família.
Assim como a senhora Maria de Fátima, existem milhares de idosos pelo Brasil e pelo mundo,que sofrem por serem abandonados pelos seus familiares.
A Psicóloga Ivanês de Souza,que trabalha em uma Clinica em Taubaté,que desenvolve tratamentos psicológicos para idosos,explica como é para esses velhinhos,todo esse conflito familiar que eles vivem.

“Quando o ser humano chega na fase que já está bem velhinho,é como se ele voltasse a ser criança.  Faz de tudo para chamar atenção,é como se eles não pensassem mais nas consequência dos fatos,de como pode ser dali para frente se fizer determinada coisa,ou não.Para eles,o que é necessário é compreensão,e paciência,pois nessa fase da vida o que mais se precisa é paciência. Seja ela dos filhos,netos,irmão,de toda a família. Afinal,todos nós iremos envelhecer,e porque não iremos cuidar de quem cuidou de nós? Muita gente não imagina como o  idoso sofre,sem o carinho da família,assim,abalando extremamente o psicológico deles. É preciso de paciência,cuidado e respeito.” Destaca a Psicóloga.


Todos nós merecemos repeito, sejamos novo, velho, gordo,magro,branco ou negro. Basta a sociedade perceber que ninguém  é melhor do que ninguém por ser mais novo,ou não,todos temos o mesmo espaço,com isso os mesmos direitos e deveres. Aquela frase que diz,”Ficou velho?Joga fora”, não se encaixa para o ser humano. 


A imagem ao lado mostra o carinho e a gratidão de um filho,cuidado do seu pai,que é idoso mas sempre será uma pessoa como todas as outras,necessitando de respeito e amor.