Idosos mostram que nunca é tarde para aprender
Por Isabelle Neves
Para algumas pessoas chegar na terceira idade nada
mais é do que adentrar na melhor idade, é muitas vezes acabar com os
compromisso de horários, ter a vida será mais tranqüila, e ter mais tempo para
se divertir, viajar, passear e estar na presença de pessoas queridas.
Pensando nisso a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos oferece a faculdade para a terceira idade, um projeto voltado para pessoas à partir de 45 anos. O curso não é uma graduação mas sim, uma extensão e atualização cultural, e tem o objetivo de proporcionar condições para o desenvolvimento de cada pessoa e integrar cada uma na comunidade mostrando a capacidade que todos possuem. Na grade de aulas estão presentes as matérias de português e literatura, psicologia, gerontologia, filosofia, direito e cidadania, política social, medicina social, economia, comunicação social, educação ambiental e cultura brasileira que acontecem todas as segundas e quintas-feiras das 14h as 16h30. Nos outros dias da semana os “jovens senhores” como gostam de ser chamados, praticam aulas de ginástica, dança de salão, teatro, artes plásticas, coral e artesanatos.

Luisa Fijos de 64 anos diz adorar o curso “com a faculdade ganhamos mais conhecimento e nos divertimos além de ganhar vários amigos e conhecer lugares diferentes com as excursões que fazemos”.
No final de cada ano os alunos fazem uma apresentação de dança, teatro e coral para os amigos e familiares. Além dessa apresentação principal os alunos da faculdade ainda participam de outras apresentações como nas festas juninas da região.
Com as aulas de artes plásticas as senhoras podem arrecadar mais um dinheiro que irá ajudar na renda. “Com as aulas de artesanato aprendi a fazer várias coisinhas, e comecei a vender para meus vizinhos e amigos. Assim tenho mais um dinheirinho além da aposentadoria” diz Luisa.
Além da faculdade a Univap ainda oferece curso de informática e inglês para a terceira idade.
Os interessados em participar das atividades devem fazer a inscrição na secretaria na universidade no começo de cada semestre.
