Empreendedorismo na terceira idade

Por André Somensari

Todos pensam em um dia se aposentar, enfim descansar, curtir a vida. Mas isso não é consenso entre os idosos. Muitos deles não se imaginam longe do mercado de trabalho, querem além de ocupar o tempo ocioso poder lucrar com isso!
Marisa Lobato é exemplo de empreendedorismo na terceira idade, foi servidora da Unitau (Universidade de Taubaté) por mais de 20 anos, aposentou-se do serviço público, abriu seu próprio negócio e hoje fabrica doces e salgados para eventos e estabelecimentos comerciais.
“É muito bom, além de ser prazeroso e ocupar meu tempo eu faturo uma renda extra que auxilia no meu orçamento familiar”, diz Marisa.
Para Emerson Cechin, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) os empresários da terceira idade têm vantagens competitivas que podem ser exploradas no empreendedorismo: tendem a dar certo por causa da experiência e maturidade.
“Eles conseguem lidar com os desafios e problemas com mais equilíbrio. Gostam de planejar e sabem encarar a concorrência de frente”.
Outra vantagem é que esses empreendedores têm mais jogo de cintura para lidar com os riscos de uma empresa. Passar de empregado a patrão depois dos 60 anos exige todo cuidado e planejamento. Não se trata de substituir o ócio da aposentadoria por uma atividade que garanta distração e espante o tédio. Não há muito espaço para erros.
“As diferenças entre os mais jovens e os mais velhos podem ser superadas com um bom plano de negócios. Para isso, é preciso procurar apoio profissional. Isso dará mais planejamento e tranquilidade para o idoso abrir o empreendimento”, aconselha Cechin.
A iniciativa é apoiada também pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Para ele, para o empreendedorismo na terceira idade crescer é preciso acabar com os preconceitos. “Pessoas com mais idade podem – e devem – trabalhar ou abrir seu próprio negócio. É uma parcela da população com experiência que os jovens não têm para se tornarem empresários”.
No Brasil são mais de 650 mil o número de empreendedores na Tereceira Idade
Segundo relatório Global Enterpreneurship Monitor (GEM) de 2011 avalia em 21,1 milhões de pessoas o número de empreendedores (17,1% da população) no Brasil de 2010, e estima-se em 3,1% a representação dos empreendedores na faixa dos 60 anos. Ainda segundo o relatório são mais de 650.000 o número de empreendedores na terceira idade, que pode aumentar em função das melhores condições econômicas do país e da melhoria nos conhecimentos em gestão que vêm reduzindo a mortalidade dos negócios. Atualmente o Brasil possui mais de 19 milhões de idosos em sua população. Desta forma o grupamento etário intitulado “melhor idade” se apresenta interessante tanto quanto a sua disponibilidade para consumo quanto por suas características para empreender.

E pra você que até então pensava em parar e “pendurar as chuteiras” quando se aposentar pode ser que mude de ideia até lá, pois ao contrário do fim da carreira pode ser uma nova fase profissional que você estará prestes a iniciar. Afinal como diz o dito popular “Nunca é tarde para mudar a sua história”.