O que é Soul Music
Por Lígia Pimenta


No final da década de 50 e começo da década de 60, derivado do Rhythm and Blues (R&B) e gospel, surgiu nos Estados Unidos da América, o Soul, que vem do inglês “alma”. É uma junção do ritmo cativante do R&B e o vocal gospel. Esse estilo musical tem várias características, na maioria das vezes é um cantor acompanhado de um “coral” e uma banda, que tem grande presença de metais. É uma melodia emotiva, mas bem ornamentada, que são marcados por palmas e também coreografia.


A cidade de Chicago é considerada o berço desse estilo, mas foi rapidamente espalhada e incorporada por outras cidades como New York, Memphis e Florence. Nasceu em uma época marcada por várias revoluções, movimentos anti-guerras e também contra o racismo.


No fim dos anos 50 surgiu o “Blue eyed soul” – soul branco – que era músicos brancos que faziam copias dos artistas negros para as pessoas também brancas. Porém os artistas originais, como Aretha Franklin se mostraram muito mais duradouros.
Já na década de 70, o estilo foi influenciado pelo rock psicodélico e alguns artistas lançaram em forma de discos, criticas sociais. Na mesma época, James Brown levou o soul para uma vertente mais dançante. No fim da década, o soul foi influenciado pela discoteca, que dominava as paradas musicais.
Artistas como Michael Jackson e Prince, surgiram com o fim da moda disco, com ritmo dançante e vocais sensuais, dominando as paradas na década de 80. Outros nomes também surgiram, como Tina Turner, Whitney Houston e a irmão do Michael, Janet Jackson.
Nos anos 90, houve uma junção do soul com hip hop, o grande nome foi o grupo Boyz II Men. Na ultima década, surgiu o chamado neo soul, que deu continuidade a essa mistura e foi conduzido por artistas como Mary J. Blige e Lauryn Hill.

Brasil e a Soul Music
Os primeiros traços do Soul no Brasil podem ser escutados em algumas músicas do Jorge Ben Jor e Wilson Simonal, mas o grande nome do estilo é Sebastião Rodrigues Maia, conhecido como Tim Maia. Em 1959, com 17 anos de idade o cantor foi para os Estados Unidos e até fez parte de uma banda, chamada The Ideals. Em 1969 gravou um dueto com Elis Regina, já em 1970 lançou o primeiro disco, que foi um grande sucesso, com músicas como Azul da cor do mar e Primaveira, essa composta em parceria com Genival Cassiano, que também se tornou um importante nome do soul brasileiro.

O “V Festival Internacional da Canção”, em 1970, fez a soul explodir no Brasil com vitória do grupo BR-3, que tinha Toni Tornado nos vocais.
Outro nome que surgiu no foi o baiano Hyldon, que fez sucesso com o cd “Na chuva, na rua, fazenda”, isso em 1975. Nos anos 80, outro nome se consagrou como parte do cenário soul no país, a carioca Sandra de Sá, ganhou projeção com a música “Demônio Colorido” e logo gravou o primeiro disco.

O sobrinho do Tim Maia, o jovem Ed Motta, surge no final dos anos 80. Em 1986 é lançado o disco Ed Motta e Conexão Japeri, que ofereceu músicas de muito ritmo para as rádios, dando início a uma nova fase da soul music brasileira.
No Vale do Paraíba, a banda Blackommodoro é uma referência da soul music na região há mais de 10 anos. “As influências são Steve Wonder, Michael Jackson, Earth Wind and Fire, Koll and The Gang e etc”, conta Alessandro Primata, baterista e um dos fundadores da banda. Ele relata que no começo a aceitação foi difícil, pois era uma época mais voltada ao rock, mas hoje a banda é muito conhecida e já se consolidou. A Blackommodoro já tocou com importantes músicos do cenário nacional como Wilson Simoninha, Derico e Tomati (Sexteto do Jô Soares), Claudio Zoli e também com o guitarrista norte americano Kenny Brown.