Por Gabrielle Oliveira
Dificilmente encontramos pessoas que não gostam de uma boa música. Mas o qual é a definição da melhor musica,do melhor estilo?
É Claro que individualmente, a melhor música é a escolhida por nós, aquele estilo musical que acompanha você em todos os momentos do seus dia a dia ,ouvindo música no rádio,no computador,no trabalho ou em casa.
Mas, a questão de gostos musicais vai muito além do que muitos imaginam,acabam envolvendo outros aspectos que as pessoas aderem por não respeitarem as diferenças.
Com certeza, muitos já ouviram falar que roqueiro odeia pagodeiro e vice versa, não é?
Mas isso vêm de longe, estudos dizem que o ser humano tem dificuldade em respeitar o gosto alheio, pelo fato de sempre achar que o próprio gosto é o que “basta”,menosprezando outros gostos.
“A Antropologia nos mostra que o ser humano tem dificuldade em lidar com a diferença cultural, e inclusive, cunhou um conceito para isso: o etnocentrismo, que é o ato de colocar o meu grupo como o centro de tudo e rebaixar todo o resto. Trata-se de uma dificuldade, que é histórica, de pensar e lidar com o que é diferente, pois vivemos em um mundo onde a "sociedade do eu" é a melhor. Por vezes, só entendemos este "outro" por meio de estereótipos e temos dificuldades em nos relacionarmos verdadeiramente com ele. O grande desafio é não transformar a diferença cultural em hierarquia e de compreender o "outro" em seus próprios valores e não só a partir dos nossos.” Explica o Jornalista e Sociólogo Rafael Grohmann.
Já para o estudando de Arquitetura Vinicius Godoy de 19 anos, o rock é uma paixão, mas não menospreza ou exclui pessoas adeptas do pagode e do samba de raiz.
“A meu ver, cada estilo tem o seu lugar na área da musica, ninguém precisa achar que é melhor do que ninguém para estar satisfeito,é claro que o meio em que vivo todos são roqueiro,um ou outro que não é,mas se não fosse ,não iria ter o menor problema,a pessoa não iria ser melhor nem pior por gostar de pagode e eu não.” Afirma o Jovem estudante Vinicius.
Temos versões de todos os lados quando o assunto é estilo musical, muitos dizem que não tem preconceito e respeita, mas na realidade o que vemos,é em pleno século XXI, quando todos imaginariam que o mundo iria estar tão moderno e que o preconceito não predominasse mais na sociedade,justamente o que vemos é o contrário. Quando mais se desenvolve,mais o ser humano acha que tudo o que ele gosta e consome, é o melhor,e o que vem dos outros,não “vale” .
Assista o vídeo abaixo, e veja como o preconceito está muito mais vivo na sociedade do que muitos imaginam,foi uma reportagem feita pelo “Fantástico” que mostra a “briga” entre Pagodeiro x Roqueiros.