Por Maiara Nogueira
Com essa chamada foi que a TV Globo convidou o povo brasileiro para assistir, no dia 18 de dezembro de 2011 à 1h da tarde, o evento inédito voltado para o público evangélico.
“No fim de ano da Globo tem o Festival Promessas. Uma festa de alegria, fé e esperança, reunindo grandes nomes da música gospel. Neste domingo 1h da tarde”.
Com essa chamada foi que a TV Globo convidou o povo brasileiro para assistir, no dia 18 de dezembro de 2011 à 1h da tarde, o evento inédito voltado para o público evangélico.
O censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2000, mostrou que a população brasileira aumentou para 169.779.170 e os evangélicos foram contados em 15,4% da população, cerca de 26.184.941 crentes. Em dez anos os evangélicos praticamente dobraram - de 13,2 para 26,1 milhões. Um crescimento de quase 98% em 10 anos. Agora, mais 12 anos se passaram, e com o continuo crescimento, a televisão tem atentado para esse público, inserindo dentro de sua tradicional programação a música gospel. O pesquisador em comunicação da USP, Rafael Grohmann, afirma que a música gospel, é um nicho cada vez mais segmentado no mercado musical. “Perceberam que há um grande consumo destes produtos e, agora tem tido mais destaque. Os executivos das emissoras pensam - se eles são bons consumidores de música, também devem ser de programas televisivos”.
No dia do Festival, a emissora marcou 13 pontos de média no Ibope, na Grande São Paulo, um índice considerado excelente em uma tarde de domingo. A universitária Paula Álvares assistiu ao evento pela TV, e considerou inusitado um show gospel transmitido pela Globo. “Achei algo diferente por não ser algo típico da emissora. Ainda que seja uma joga da de marketing devido ao crescimento do mercado gospel, foi uma boa iniciativa por ter atingido o público específico e demais pessoas, por ser um canal de audiência”. Comenta sobre seu gosto pela música. “Sempre ouvi música católica, não só esse tipo, mas recentemente tive mais contato com a música evangélica que usa boas técnicas vocais pra levar sua mensagem cristã”.
O pesquisador em comunicação afirma que tais aparições ainda não significam a consolidação do espaço gospel na televisão brasileira. “Mas sem dúvida nenhuma é algo novo, e por isso é difícil fazer um prognóstico sobre este espaço para os próximos anos”. Sobre a influência da Globo, pondera que é fato o espaço da música gospel na televisão brasileira ter seu espaço aumentado. “Depende muito da emissora global”, finaliza.
Tendo em vista a repercussão na emissora Global, as demais emissoras aderem cada vez mais a apresentações de artistas da música gospel.

