Por: Douglas Castilho
As conhecidas “donas de casa” vêm conquistando o seu espaço na sociedade. O direito de se aposentarem por tempo de serviço, como exemplo, é um grande passo para essas mulheres que, por muitas vezes, trabalham o dia todo cuidando da família e dos afazeres de casa.
Essas mulheres são um mercado em potencial para muitos setores do mercado nacional, e na música isto não é diferente.
Consumidoras em potencial, o público feminino tornou-se o público-alvo de diferentes rádios da região, que desenvolvem um programação especial com músicas antigas, brindes, sorteios de diárias em spas e em salões de beleza. O objetivo desses veículos é o de mostrar que a mulher “do lar” é importante para as emissoras.
Dircéa Pereira, dona de casa de 53 anos, é fã de música gospel e sertaneja, gosta de fazer os serviços caseiros ouvindo música, que funcionam como estímulo, “A parte da manhã é bem corrida, fico preparando o almoço para os meus filhos que chegam, almoçam e já tem que voltar ao trabalho, a música me relaxa e, faço com mais calma e carinho o almoço” explica Dircéa.
Mas, com tanta modernidade no mercado fonográfico, muitas dessas donas de casa se dispuseram a aprender a navegar na internet e buscar as músicas que mais as agradam.
Fátima Barros, também do lar, aprendeu a fazer download das suas músicas favoritas, ela, que gosta de músicas que são temas de novelas, não dispensa o seu computador nas atividades de casa, “Eu entro no youtube e coloco nos clipes que gosto, sei até comprar o CD online também (risos).
Mariane Pereira, jornalista, filha de Dircéa Pereira ajuda a mãe quando o assunto é download. Quando a mãe quer uma música ela recorre a filha, “é até engraçado porque quando ela pede e eu não baixo a música pra ela, ela não me deixa em paz até que eu baixe a música”(risos).
Os gêneros musicais mais ouvidos pelas donas de casa, ficam entre o sertanejo que vai de Sérgio Reis, Victor e Leo até Michel Teló. Já na música gospel permeia a Padre Marcelo Rossi, Aline Barros e Padre Fábio de Melo.