Compras, vendas e boa música

Por Murilo Baracho
Às vezes entramos em alguns estabelecimentos comerciais e logo ouvimos uma musiquinha para harmonizar o ambiente, isso nada mais é que mais uma estratégia de mercado, mas que acaba tendo sua graça e função tanto para o consumidor quanto para o vendedor.
            Nesses casos cada estilo de música tem uma função diferente, muitas vezes capaz de influenciar o comportamento do consumidor no momento das compras. E isso é chega a ser novidade para muita gente, como para a gerente de vendas Camila dos Santos, da rede de lojas Chrislu, que mesmo sem saber o efeito da música, adere ao uso dela como complemento para as vendas, já que é, no caso dela, uma idéia padronizada pela empresa em todas as lojas da rede, que visa chamar atenção com músicas atuais para melhorar o índice de vendas da loja.
            O uso de musica nas lojas influencia em todo o universo do estabelecimento, desde as atitudes dos clientes, até o humor dos vendedores e atendentes, e conseqüentemente, nas atividades comerciais. É preciso estabelecer o público-alvo, a localização do ponto, e o horário em que as determinadas faixas etárias freqüentam a loja.
 De acordo com o site do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que é o órgão responsável pelos processos referentes a direitos autorais, é preciso pagar uma taxa para o uso de música ambiente em estabelecimentos comerciais, mas o valor pago pelos direitos autorais é pequeno diante do benefício que a música traz, proporcionando aos clientes um local mais agradável, agregando valor ao negócio e contribuindo para o retorno destes ao estabelecimento.
            A música deve ser aplicada aos ambientes, de acordo com a intenção da loja junto ao cliente, pois o ritmo e a batida também influenciam nas compras. São exemplos os usos de músicas lentas, que costumam reter o cliente por mais tempo dentro da loja, e também músicas eletrônicas que passam um perfil de modernidade para a loja e sua mercadoria. O difícil é quando a música não agrada muito ao público, mas isso não vem ao caso.
            Assim, vale a pena investir em mais um artifício para melhorar as vendas, e saber que quando você for a uma loja que tiver uma trilha sonora, ela não está ali por acaso, e sim para tornar o hábito das compras e o trabalho dos vendedores algo mais prazeroso, o que beneficia a todos. Então, curta o som...e boas compras!