O mercado do profissional de jornalismo na região

Por Claudia Borges


No cenário do mercado de trabalho dos jornalistas que atuam no Vale do Paraíba é comum encontrarmos a figura do estagiário com papel fundamental dentro da empresa, ao desempenhar funções de profissional formado. Quase dois anos após a aprovação da PEC que desobrigou o diploma para jornalistas e o cenário ainda é o mesmo, porém com um detalhe: as empresas jornalísticas de mais credibilidade ainda mantêm a exigência do profissional formado.

Os primeiros passos na carreira de um estudante de jornalismo na região são, na realidade, aqueles que irão exigir mais do futuro jornalista. Nos pequenos veículos as experiências somadas ao currículo do iniciante vão desde as primeiras entrevistas, checagens e apurações até as matérias assinadas, seja ela de rádio, TV ou impresso.

A prática é claramente vantajosa para a empresa, que se beneficia com o baixo custo da produção do futuro profissional, mas é também válida para a preparação pessoal. Apesar disso, deve-se lembrar de que esses são apenas os primeiros passos para o ingresso em uma empresa de credibilidade, onde o jornalista poderá colocar em prática todo conteúdo aprendido na faculdade, que irá guiá-lo na vida profissional.