Por Carol Lima
As redes sociais são compostas por pessoas e organizações conectadas por vários tipos de relações e compartilham dos mesmos valores e objetivos. Uma característica da rede social é que os relacionamentos são horizontais e não hierárquicos, onde cada pessoa ou veiculo pode postar a sua opinião sem repressões.
Nem todas as redes sociais são fontes qualificadas, a maioria delas são instrumentos para inicio de pesquisa, não devemos confiar totalmente em publicações feitas em sites de relacionamento. Hoje em dia, todo meio de comunicação que se preze tem um site ou um link de relaciomento (twitter, facebook).
As televisões, rádios e jornais já tem uma página na internet com as mesmas informações, ás vezes até com mais detalhes. A internet é um veículo que permite obter informações expontâneas e inéditas, permite também a alteração de conteúdo e a correção de informação. Os jornais já estao se adaptando a versão online, até para chamar a atenção do público jovem para a leitura e o conhecimento. O primeiro jornal impresso do país não existe mais nesta versão, só online, que é o Jornal do Brasil.
Os sites onde a empresa já tem credibilidade na versão de outra mídia sao os mais acessados para busca de alguma tipo de informação. O site da globo, da veja, da rádio bandeirantes, da capricho, do Estado de S.Paulo, da Folha de S. Paulo, são exemplos de informações com credibilidade. São mídias que o público já confia. Os jornalistas tem que se adaptar cada vez mais com a versão online.