Por Stefanie Oliveira
O crescimento da produção jornalística chamada “cor-de-rosa”, baseada em princípios publicitários em plataformas voltadas à internet, cresce na região do Vale do Paraíba no formato de Blogs de Moda. Mas o que raios é Jornalismo Cor-de-rosa?
Ao contrário do que o nome sugere, o surgimento dessa nova modalidade de jornalismo nada tem a ver com moda, mas sim com o marketing utilizado para disseminar o consumo nas notícias jornalísticas seja ele em uma nota, olho, retranca, linha fina, foto, vídeo, editoriais, suítes, colunas, manchetes...Enfim, a intenção é “camuflar” o ideais publicitários no meio jornalístico. Dentro do Jornalismo cor-de-rosa há cerca de 25 variações de aplicações no jornalismo confira:
Mimese – Publicidade Paga, disfarçada de notícia, sem identificação de informe publicitário
Desfiguramento – Publicidade paga, disfarçada de notícia, com identificação de informe publicitário
Composição – Notícia apresentada com caráter publicitário
Releasemania – Publicação de Release
Dirigismo – Produção de notícia pelo setor comercial de uma empresa jornalística
Quinhentismo – Produção de notícia encomendada pelo setor comercial de uma empresa jornalística
Editorialismo – Publicidade acompanhada por material elogioso à empresa ou ao produto
Casamento Fechado – Notícia e publicidade casadas, em espaço fechado
Casamento aberto – Notícia e publicidade casadas, em espaço aberto
Demanda – Criação de produtos jornalísticos para a “publicação” de publicidade
Condicionamento – Publicidade condicionadora ou indutora da linha editorial
Business – Notícia sobre ações econômicas, financeiras, empresariais, comerciais, industriais ou de serviços
Ambiguidade – Notícia sobre anúncios publicitários
Indicidade – Publicação de índice de anúncios
Merchandising – Evocação intencional de uma empresa, de uma marca, de um serviço ou de um produto em um espaço editorial
Consumismo direto – Estímulo ao consumismo direto
Consumismo indireto – Estímulo ao consumismo indireto, pelo estímulo a um modo de vida
Chamariz – Notícia-isca para a publicidade
Isomorfismo – Jornais publicitários
Integração – A autocensura, a lavagem cerebral, a cooptação ou a “compra” de jornalistas
Ideologia – A ideologia publicitária no produto do jornal
Sintonia – A sintonia entre o espaço jornalístico e o espaço publicitário
Marketing – Estratégias de marketing para atração de leitores
Estética – A estetização como estratégia de persuasão
Vitrine – A visita de pessoas físicas ou jurídicas ao veículo jornalístico com a intenção deliberada de gerar uma notícia
Dentro de todas essas variações, uma das que mais tem crescido no Vale do Paraíba devido ao público que surgiu e que consome esse tipo de produção jornalística-publicitária é o estilo de Jornalismo Cor de Rosa de caráter Ambíguo usando como plataformas os blogs de editorias de moda.
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