Sustentabilidade e Turismo Sustentável

Por: Vanessa Marcelino

O Turismo Rural é mais uma opção para proprietários de terras que queiram investir nesse ramo do agronegócio e sustentabilidade. Para ingressar na área, é importante estar atento a algumas particularidades como a propriedade estar inserida em algum circuito já voltado para o turismo ou estar em região serrana com existência de atrativos naturais, como cachoeiras, trilhas ou uma bela paisagem. O que costuma ajudar a oferecer suporte à divulgação é ter uma boa rede hoteleira na região.


Além desses fatores, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecem capacitação para a gestão do agronegócio. Agentes do Senar fiscalizam a propriedade dando suporte para a construção de agroindústrias artesanais como queijarias, capacitação para a confecção de pães e doces feitos na roça com o sabor da culinária caipira. Quem procura turismo rural quer vivenciar a vida no campo, como uma cavalgada e tirar o leite da vaca.


O turismo rural trabalha as propriedades que existem fazendo com que o espaço possa desenvolver outra utilidade econômica, além da ligada à pecuária ou a agricultura. De acordo com a coordenadora de projetos do Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Maria Lúcia Paiva, na região existe pouco turismo rural, devido à falta de infra-estrutura oferecida ao turista. A Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur) junto com a agricultura do estado pode desenvolver uma série de ações. “O Vale do Paraíba possui as fazendas históricas mais bonitas do Brasil, mas não são lembradas. As fazendas mais citadas são as do estado do Rio de Janeiro, no entanto, foram as da região que tiveram maior projeção na época do café”, salienta Paiva.

A coordenadora de projetos explica que o trabalho com o homem do campo começa com o planejamento das propriedades e criação de hospedagem e estrutura para o desenvolvimento do turismo sustentável. “A sustentabilidade no turismo tem que acontecer no meio econômico, dando suporte à comunidade. Eu não posso implantar um plano turístico, que traga pessoas de fora. Tenho que trabalhar com pessoas da comunidade. Gerar emprego e renda para essas pessoas.” É necessário desenvolver projetos que estimulem a criação de pequenas empresas ou negócios que favoreçam a vida econômica da comunidade atendida.

Para fomentar o turismo rural na região, foi criado um circuito turístico na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. O roteiro segue os passos dos negros africanos e seus descendentes, bem como a interferência desse povo na construção da cultura brasileira. A Rota da Liberdade, como é chamada, recebeu o prêmio de sustentabilidade pela Revista Nacional Geographic.

O turismo deve incentivar a diversificação das atividades e gerar trabalho respeitando as tradições locais e conscientizando os proprietários rurais, para que não cause impactos irreversíveis à natureza. Tendo consciência que os recursos naturais não são inesgotáveis.