Por Fernanda Rocha
Se você não consegue esperar três minutos para a sua pipoca demicroondas ficar pronta, por favor, leia esse texto. O tempo deleitura vai terminar antes que o seu aparelho emita o barulho do fimdo processo de cozimentoSustentabilidade? Que palavra é essa que nem o Microsoft Word conhece?
O termo junta os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientaisda sociedade humana. O objetivo é preservar a biodiversidade e osecossistemas naturais, planejando e agindo de forma eficiente amanutenção do local em que vivemos.Isso pode ser desenvolvido dentro de casa, no trabalho, com avizinhança e na escola.
No ramo da educação a Prefeitura de Taubatédesenvolve trabalhos que envolvam os alunos da rede municipal deensino.Segundo o supervisor de ensino do Departamento de Educação, JoséAntônio Medina, cada escola desenvolve o projeto sustentável a partirdos parâmetros da grade curricular. “O ano letivo foi divido em duaspartes, a primeira engloba a água como tema e dura o primeirosemestre, o segundo semestre corresponde pela Flora e Fauna”.
Nesses dois temas o enfoque é a sustentabilidade, já que as escolasparticipam de projetos de reflorestamento junto com o Cavex, o Comandode Aviação do Exército. Ainda de acordo com a pasta o objetivo éincentivar a prática sustentável nos alunos. “Já temos data marcadapara a apresentação dos projetos que envolvem a água, será de 21 a 25de junho, durante a semana do meio ambiente, ainda sem localdefinido”.
As escolas Sônia Maria e do Itaim já desenvolvem projetos ecológicosem conjunto com o DMATUC – Departamento de Meio ambiente e Cultura,todos também são apresentados na semana do meio ambiente.
Quem aprova essa prática são os alunos. Para as estudantes da oitavasérie Thaynara Gonçalves e Bruna Dias da Escola Municipal Ernani deBarros Morgado, da vila São José, o desenvolvimento dessas atividadesestimulam a criatividade. “Na minha escola, durante o projeto da água,nós vamos fazer maquetes mostrando o uso correto da água”, enfatizaBruna. Já para Thaynara, a fauna e a flora chamam mais atenção, “Agente desenvolve trabalho com argila e mostra que é possível criar semdestruir as árvores”.
Aprender a prática sustentável leva menos tempo que se imagina, e issonão levou nem três minutos.
Se você não consegue esperar três minutos para a sua pipoca demicroondas ficar pronta, por favor, leia esse texto. O tempo deleitura vai terminar antes que o seu aparelho emita o barulho do fimdo processo de cozimentoSustentabilidade? Que palavra é essa que nem o Microsoft Word conhece?
O termo junta os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientaisda sociedade humana. O objetivo é preservar a biodiversidade e osecossistemas naturais, planejando e agindo de forma eficiente amanutenção do local em que vivemos.Isso pode ser desenvolvido dentro de casa, no trabalho, com avizinhança e na escola.
No ramo da educação a Prefeitura de Taubatédesenvolve trabalhos que envolvam os alunos da rede municipal deensino.Segundo o supervisor de ensino do Departamento de Educação, JoséAntônio Medina, cada escola desenvolve o projeto sustentável a partirdos parâmetros da grade curricular. “O ano letivo foi divido em duaspartes, a primeira engloba a água como tema e dura o primeirosemestre, o segundo semestre corresponde pela Flora e Fauna”.
Nesses dois temas o enfoque é a sustentabilidade, já que as escolasparticipam de projetos de reflorestamento junto com o Cavex, o Comandode Aviação do Exército. Ainda de acordo com a pasta o objetivo éincentivar a prática sustentável nos alunos. “Já temos data marcadapara a apresentação dos projetos que envolvem a água, será de 21 a 25de junho, durante a semana do meio ambiente, ainda sem localdefinido”.
As escolas Sônia Maria e do Itaim já desenvolvem projetos ecológicosem conjunto com o DMATUC – Departamento de Meio ambiente e Cultura,todos também são apresentados na semana do meio ambiente.
Quem aprova essa prática são os alunos. Para as estudantes da oitavasérie Thaynara Gonçalves e Bruna Dias da Escola Municipal Ernani deBarros Morgado, da vila São José, o desenvolvimento dessas atividadesestimulam a criatividade. “Na minha escola, durante o projeto da água,nós vamos fazer maquetes mostrando o uso correto da água”, enfatizaBruna. Já para Thaynara, a fauna e a flora chamam mais atenção, “Agente desenvolve trabalho com argila e mostra que é possível criar semdestruir as árvores”.
Aprender a prática sustentável leva menos tempo que se imagina, e issonão levou nem três minutos.