Por: Juliana Peloggia
O discurso de sustentabilidade está na moda. É muito comum políticos e empresas defenderem a causa ambiental para ganhar a simpatia da população. Mas até onde esse discurso é realmente posto em prática?
A ong Vale Verde existe há 22 anos, em São José dos Campos, e trabalha com denuncias e projetos de educação ambiental. A diretora Sueleide Prado conta que no começo, a ong era composta por um grupo de jovens que queriam mudar o modo de pensar das pessoas em relação ao meio ambiente. “Há 20 anos, o movimento ambiental ainda estava no começo, e o ambientalista era visto como um bicho grilo, e não passava credibilidade para as pessoas”.
Mas o trabalho com a sociedade requer paciência. “A educação ambiental mexe com a questão cultural das pessoas, então é um processo lento, um trabalho formiguinha, que ao longo do tempo, vai trazer resultados significativos”, explica a diretora.
A primeira conscientização começa em casa, com exemplos simples no dia-a-dia, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não demorar no banho, separar o lixo para a reciclagem e economizar energia. Essas são algumas ações simples que resultam em ações de sustentabilidade, e não de mera politicagem.