A liberdade

Por: Vinicius Ilkin

Com o passar dos tempos o voto ficou democrático, hoje em dia pessoas que ainda podem ser consideradas crianças já podem votar e escolher quem quer na política do país.

Afinal, o voto é dever ou direito? Perguntando isso a alguns jovens de faixa etária de 16 anos, podemos perceber que alguns não querem nem votar, mas por outro lado pessoas como Cintia Rodrigues de 16 anos vê isso como uma obrigação, “vou ter a oportunidade de escolher o presidente do país democraticamente”, ressalta a estudante.

Já o estudante Luis Felipe de Almeida de 16 anos vê a oportunidade de votar como se fosse algo para pessoas acima de 18 anos que já tem uma formação na cabeça. “Vou votar só depois dos meus 18 anos, lá já vou estar com outra mentalidade”, diz o estudante.

Professores que dão aula para turmas que estão no 2º e 3º ano do colégio, ressaltam que não falam muito sobre a oportunidade de voto que essas jovens pessoas estão perdendo. A professora de geografia Lucia Lopes, de 34 anos, dia que um ou outro aluno pergunta às vezes sobre o voto. “quando começo a falar sobre isso percebo que eles perdem atenção um pouco em mim”.

Hoje em dia percebemos que os jovens não querem essa grandiosa missão ainda, mas são eles que no futuro irão reclamar ou agradecer da política do país.